Comerciários: Sindicato comemora emancipação e homenageia Dona Marisa

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza comemorou, com solenidade e confraternização na noite da última sexta-feira (03) seus 30 anos de emancipação. O evento foi marcado por uma homenagem a Dona Marisa Letícia, ex-primeira-dama do Brasil e por um ato de solidariedade ao ex-presidente Lula.

Comerciários: Sindicato comemora emancipação e homenageia Dona Marisa

Diversos ex-presidentes e ex-diretores e atuais dirigentes do Sindicato compareceram ao ato, além do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que recebeu da categoria reconhecimento por defender os trabalhadores do comércio desde antes da emancipação do Sindicato.

A data de 30 anos de emancipação é comemorada tendo como referência o contexto dos anos 80, quando o Sindicato era dominado pelos patrões. Até que os trabalhadores, após tentarem desde 1983, conseguiram vencer as eleições para a direção da entidade, que a partir dali seguiria na luta por diversas bandeiras dos comerciários, como a luta pela tarde de sábado livre e, posteriormente, em defesa da folga semanal aos domingos.

"A noite é de comemoração, mas não podemos deixar de fazer uma reflexão sobre como estão as coisas neste País. As pessoas estão se tornando violentas. Nunca pensei que o mesmo cristão que vai à missa todo domingo seria um dia capaz de comemorar na Internet a morte de uma pessoa", disse o deputado Chico Lopes, em referência às manifestações de ódio contra Lula e Marisa em redes sociais.

"A que ponto estamos chegando neste País, com perda de tantos direitos promovida por um presidente que tem 3% de popularidade. O movimento sindical precisa agir. Precisamos botar o bloco na rua e peitar esses caras", conclamou Chico Lopes. "A contradição de classe não acabou porque nós tivemos um operário no poder", acrescentou. "Agora o desafio e a luta são maiores do que na ditadura de 64", complementou.