Sousa Júnior: Atitude Popular, um contraponto à mídia conservadora

“Em entrevista à TVT, emissora de televisão de São Paulo mantida por entidades sindicais, o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Laurindo Lalo Leal Filho afirma que enquanto não houver uma mídia que faça o contraponto à mídia conservadora, o Brasil não pode ser considerado uma democracia”.

Por *Sousa Júnior

Web Rádio Atitude Popular

Com o slogan “Exija celular com rádio. É um direito seu”, a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Paraná (AERP) lançou uma campanha chamada projeto Radiophone, para que as emissoras de rádio peçam a seus ouvintes que comprem aparelhos de celular que tenham chip de rádio FM. O motivo da campanha é resultado da Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB 2015) ter constatado que, conforme o site da AERP,“o uso do rádio tradicional caiu na comparação com 2014, de 61% para 55%. Cada vez mais, o telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio. 8% dos entrevistados disseram ouvir rádio no celular, mesmo percentual de quem ouve rádio no carro”. A AERP conclui a justificativa de sua campanha afirmando: “Juntos, podemos chamar a atenção dos brasileiros e conscientizar que o rádio ouvido no celular é o futuro na palma da mão”.

De fato, o futuro das comunicações está “na palma da mão”. O Facebook, por exemplo, a maior rede social do mundo, alcançou a marca de um bilhão de acessos em um único dia, ou seja, uma em cada sete pessoas no mundo tem o celular como principal instrumento de acesso à Internet, que vem ocupando, além dos aparelhos de rádio, também o espaço dos desktops. Já o portal Olhar Digital do site Uol, no mesmo dia 27/04/2016, revelava que no Brasil havia mais de 102 milhões de usuários do Facebook, ou seja, cerca de metade da população total do País. Por outro lado, o número de celulares, segundo dados da ANATEL de dezembro de 2016, ultrapassava 244,1 milhões com uma densidade de 118,04 cel/100 hab.

O cruzamento desses impressionantes dados aponta que, algo em torno de 16 milhões de pessoas ouvem rádio através do celular no Brasil, havendo um potencial ainda de usuários do Facebook de quase 90 milhões que podem acessar o rádio, desde que este seja veiculado sob a forma de vídeo.

Diante desse grande contingente de ouvintes de rádio pelo celular, não é por acaso que apenas um portal, o radios.com.br, possui cadastradas 13.951 emissoras AM, FM e web rádios, cujos acessos exclusivamente pelo portal alcançam números extraordinários. Dados desse portal indicam que o número de downloads de seu aplicativo aproxima-se de 2 milhões e somente as três emissoras de maior audiência atingiram em janeiro deste ano, juntas, mais de um milhão de acessos, apenas através desse portal.

Audiência da Web Rádio Atitude Popular: Um bom começo

Das 13.951 emissoras cadastradas no portal radios.com.br (das quais mais de 8.200 são web rádios), 4.424 são classificadas como “ecléticas”. Entre elas, a web rádio Atitude Popular, que veicula o programa Democracia no Ar, em cadeia com outras emissoras do Ceará, de segunda a sexta, de 10h às 11h da manhã (horário local), ocupa o 118º lugar em audiência no Brasil (em janeiro ocupava o 146º lugar) e o 19º lugar no Ceará (em janeiro ocupava o 25º lugar), e tem mais acessos através do portal do que muitas emissoras de rádio tradicionais com o mesmo perfil no Estado, como a FM Assembleia e a FM Universitária, que atingiram nos cinco primeiros dias de fevereiro, respectivamente, 735 e 456 acessos, enquanto a Atitude Popular alcançou 878 acessos até às 24 horas do dia 5/2. Em janeiro passado, os acessos a essas emissoras foram, respectivamente, 3.863 e 2.705, enquanto a Atitude Popular obteve 4.110. Ainda segundo o mesmo portal (radios.com.br), comparando esses mesmos números, apenas entre as web rádios, a Atitude Popular é, atualmente, a 19ª mais acessada no Brasil (em janeiro era a 23ª) e a quarta no Ceará.

Apesar de este ser um bom começo para uma web rádio com poucos meses de funcionamento e um único programa, o Democracia no Ar (o restante da programação de 24h é formada por música de boa qualidade e jornalismo de verdade, como diz seu slogan), há um longo e promissor caminho a percorrer, que contempla duas linhas de ação: inclusão de novas parcerias, sobretudo de entidades sindicais e outras organizações dos movimentos sociais, que passarão a divulgar o programa Democracia no Ar em seus próprios meios de comunicação, e transmissão ao vivo em vídeo do programa na página Democracia Participativa (e em sua rede de amigos) mantida no Facebook, já a partir do dia 7/2. O objetivo, neste caso, é conquistar a audiência de parte dos usuários da mais famosa rede social, cujo potencial de público é superior a 100 milhões no Brasil, dos quais 16 milhões já têm o hábito de ouvir rádio pelo celular, conforme dados já citados.

Construindo a Democracia através da Comunicação e Participação Popular

Em entrevista à TVT, emissora de televisão de São Paulo mantida por entidades sindicais, o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Laurindo Lalo Leal Filho afirma que enquanto não houver uma mídia que faça o contraponto à mídia conservadora, o Brasil não pode ser considerado uma democracia. A exemplo da TVT e do portal Vermelho, o programa Democracia no Ar, uma iniciativa do Movimento Democracia Participativa, e a web rádio Atitude Popular, assim como as outras emissoras que retransmitem o programa, tanto pela web quanto pelos meios tradicionais (AM e FM) fazem parte desse esforço de construção de uma mídia alternativa, independente e popular, para se contrapor à hegemonia da mídia conservadora e golpista que domina a comunicação em nosso País.

Desse modo, cada entidade que apoia o programa Democracia no Ar e dele participou ocupa um espaço na grade da Atitude Popular e nela não apenas tem a oportunidade de dialogar com a sociedade, apresentando suas próprias ideias e atividades, como também contribui para fortalecer esse instrumento coletivo de comunicação, dando vez e voz aos movimentos sociais do Ceará e criando um outro olhar, de conteúdo progressista, sobre a realidade em permanente transformação, rumo a uma sociedade verdadeiramente democrática com efetiva participação popular.

*Sousa Júnior é publicitário e diretor da web rádio Atitude Popular

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