PCdoB-CE: Comitê Estadual define metas para quadros e militantes

A direção do PCdoB no Ceará realizou, no último sábado (04), sua reunião ordinária com os membros do Comitê Estadual. Além da atualização do cenário político, os dirigentes cearenses também debateram questões organizativas e partidárias.

PCdoB-CE: Mobilização total contra as reformas de Temer

Na abertura do encontro, Luis Carlos Paes de Castro, presidente do PCdoB-CE, apresentou uma atualização do cenário político tanto a nível internacional, quanto nacional e local. Apresentando dados sobre economia, política, desemprego e metas para o Partido já para os próximos meses, o comunista reforçou a importância principal e imediata de lutar contra as medidas do governo Temer, em especial as reformas da Previdência e Trabalhista. Com este objetivo, ele convocou a militância do PCdoB a voltar a ocupar as ruas, em especial nos dias 8 e 15 de março, datas já programadas de manifestações em Fortaleza, que terão como bandeiras a defesa da seguridade social, dos direitos das mulheres e pela democracia.

A reunião do Comitê Estadual abordou também o início das articulações acerca do plano eleitoral do PCdoB para as próximas eleições, dentre elas a criação de um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que deverá avaliar e encaminhar o debate acerca deste tema, “construindo, de forma coletiva, este projeto”, defende Paes. O presidente do PCdoB-CE ratifica que o Partido deverá “criar condições políticas para participar da chapa majoritária, além de garantir a reeleição de Chico Lopes deputado federal e buscar nossa segunda vaga na Câmara Federal”. Para a Assembleia, Paes acrescenta que, a intenção é ampliar a participação comunista na Casa. “Com uma boa chapa temos condições de avançar ainda mais e eleger pelo menos três deputados estaduais”.

Organizado em várias frentes, além do projeto eleitoral, o PCdoB-CE também definiu, durante o encontro, a necessidade de fortalecer as frentes de luta de ideias e de massas, com a realização de debates, mobilizações, atividades nos comitês municipais, com o intuito de manter atuantes os quadros e militantes do Partido no Ceará. “Nossas bandeiras para os próximos meses são a resistência ao governo Temer e o êxito do projeto eleitoral de 2018. Isso depende da nossa atuação organizada, buscando um Partido cada vez mais enraizado, atuante e forte”.

Questões organizativas também foram definidas. Os membros do Comitê Estadual aprovaram o plano de trabalho para 2017, que levanta questões importantes como a definição de Municípios Estratégicos, onde o Partido está organizado e que abranjam mais de 100 mil habitantes, que servirão como cidades-polo para a realização de atividades dos comunistas com os municípios vizinhos. Os dirigentes também aprovaram os relatórios da Comissão Estadual de Controle. O primeiro caso, o pleno do Comitê Estadual acolheu a recomendação pelo afastamento definitivo do militante Jeferson Tramontini, em função de violência contra sua ex-companheira. Já a segunda definição do coletivo foi acerca da dissolução do Comitê Municipal de Caucaia, por desvios de conduta, durante o período eleitoral de 2106, em desacordo com as deliberações da Convenção do Partido.