PCdoB-SP realiza encontro com professores da rede estadual de ensino

 No último sábado (4), o PCdoB-SP realizou o Encontro de Professores comunistas que são da rede estadual de ensino. Cerca de 100 pessoas de 21 cidades participaram do evento, ocorrido ao longo de todo o dia na Colônia de Férias da APEOESP em Águas de São Pedro. Na ocasião, os participantes debateram a situação política do Brasil e do estado, a política educacional dos governos Temer e Alckmin e a atuação dos filiados do partido na categoria.

PCdoB na APEOESP - Tom

De acordo com o secretário sindical do PCdoB-SP, Vânius Oliveira, a atividade serviu para discutir a eleição da nova diretoria da APEOESP, prevista para ocorrer no mês de abril ou maio. Além disso, definir estratégias para aumentar a inserção do partido junto à categoria e avançar no acompanhamento da atuação dos seus militantes.

Para Francisca Pereira, dirigente do PCdoB-SP e membro da executiva da APEOESP, o encontro foi "um marco". "Conseguimos reunir quase uma centena de militantes de uma categoria estratégica para o movimento sindical do estado. Discutimos e planejamos nossas ações nessa nova conjuntura de golpe, de retirada de direitos trabalhistas e de direitos públicos nas áreas de saúde, educação, previdência e outros", destacou.

A programação foi dividida em três pontos. O secretário sindical nacional do PCdoB e vice-presidente da Central dos Trabalhadores(as) do Brasil (CTB), Nivaldo Santana, expôs sobre a situação política atual do país e do estado. As políticas educacionais dos governos federal e estadual foram apresentadas pela dirigente nacional da CTB e membro da executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE), Madalena Guasco. Já a mesa que apresentou o debate sobre a atuação dos(as) comunistas na categoria foi composta por Francisca Pereira, Jovina Maria da Silva, Ana Cláudia e Carmen Urquiza, o que evidencia o protagonismo das mulheres na atuação do PCdoB entre os(as) professores(as).

A atividade foi prestigiada por diversos membros do Comitê Estadual do PCdoB-SP. O secretário estadual de organização, André Bezerra, Carlos Siqueira e Simoni Mascarenhas, que também são professores, e Davi Ramos, dirigente do partido em Americana, estiveram presentes.

As 21 cidades representadas no encontro são: São Paulo (todas as regiões), Jundiaí, Ribeirão Pires, Araçatuba, Lins, Itapetininga, Cerquilho, Bauru, Caraguatatuba, Ubatuba, Mongaguá, Campinas, Sumaré, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Embu das Artes, Sorocaba, Osasco, Marilia, Batatais e Atibaia.

O PCdoB na APEOESP

A direção da APEOESP, que tem 120 membros ao todo, conta com quatro militantes do partido. São elas: Francisca Pereira, que compõe a direção executiva na Secretaria de Assuntos Educacionais e Culturais, Carmen Urquiza , Teresinha de Jesus Martins “Teca” e Jovina Maria da Silva. As três últimas são membro do pleno da diretoria e das subsedes de Marília, Lins e Vila Prudente, na capital, respectivamente.

Duas subsedes, de um total de 93, são conduzidas por membros do PCdoB. Carmen coordena a de Marília e Jovina a de Vila Prudente.

A APEOESP

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo conta com mais de 250 mil professores em sua base. É um dos maiores sindicatos da América Latina e nos últimos anos jogou importante papel no enfrentamento às medidas conservadoras dos governos tucanos que há mais de 20 anos dirigem o estado.