Uece inaugura Núcleo de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará na próxima quarta-feira, 8 de março, às 9h, no Espaço Cultural Patativa do Assaré, Campus Itaperi, inauguração do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência na Uece (NAH).

Uece oferece atendimento psicológico gratuito

O Núcleo foi criado pelo Comitê de Segurança da Universidade como uma ação institucional de atendimento a uma das reivindicações do Núcleo Jana Barroso da Marcha Mundial de Mulheres que, em 2016, iniciou campanha de enfrentamento à violência contra a mulher nos campi da Uece.

O Núcleo Jana Barroso realizou debates, rodas de conversas e atos políticos em razão da identificação e denúncias de diversas práticas, de natureza machista, racista e LBTfóbica cometidas contra mulheres nos espaços da Universidade, sendo integrante, atualmente, do Comitê de Segurança da Uece.

O NAH tem por objetivo acolher mulheres que possuem vínculo com a Universidade (estudantes, servidoras e professoras) que tenham sofrido algum tipo de violência no interior do campus e encaminhar essas vítimas aos setores competentes de atendimento psicológico e jurídico, se for o caso.

Também é objetivo do NAH promover ações educativas na Universidade, em parceria com o Movimento Estudantil e demais setores de estudos, pesquisas e extensão, sobre relações de gênero e direitos humanos, visando ao estabelecimento de relações de igualdade, respeito e justiça no cotidiano das interações face a face na Uece.

O NAH é constituído pela Célula de Atenção Psicopedagógica da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE); pela Procuradoria Jurídica (PROJUR); e pela Ouvidoria da Uece, com funcionamento nas dependências da PRAE e atendimento previsto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo contato telefônico: 3101-9680