Bolívia avança em sua luta por uma saída soberana para o mar

O presidente do Conselho de Magistratura da Bolivia, Wilber Choque, afirmou nesta quarta-feira (22) que os bolivianos “mais que nunca tem certeza de ter avançado em seu objetivo mais importante”. O país levou ao tribunal internacional de Haia a disputa com o Chile por uma saída soberana para o mar e, até o momento, o julgamento tem favorecido La Paz.

Mar para Bolívia - AP

Segundo Choque, a Bolívia avança rumo a reconquistar sua saída para o mar. “Hoje os bolivianos estão unidos mais que nunca na certeza de que avançamos em nosso objetivo mais importante: nossa reintegração marítima. Avançamos ao levar nosso país ao mais alto tribunal da humanidade para resolver esta questão de forma pacífica”, explicou.

Choque afirmou que seu país espera há mais de um século por uma resolução pacífica. A Bolívia perdeu parte de seu território durante a Guerra do Pacífico (1879 e 1883) para Chile e desde então tenta recuperar, não toda a área, mas pelo menos uma saída para o mar.

Depois de diversas tentativas diplomáticas com o governo do Chile, a Bolívia decidiu levar a questão à Corte Internacional de Haia e agora está mais perto que nunca de recuperar seu território.

“O objetivo da Bolívia é que a corte reconheça e declare que o Chile tem obrigação de negociar com boa fé e de maneira efetiva o acesso soberano da Bolívia ao Oceano Pacífico”, afirmou Choque.