Tecnologia transforma objetos simples em equipamentos inovadores

Aparentemente o espelho de tomada é apenas mais um dos vários objetos que existem em residências e empresas, mas quem disse que ele não pode ser inovador e cheio de funcionalidade? Em geral os espelhos de tomada de força consistem em uma placa de plástico utilizada para não deixar os componentes elétricos do interior da tomada expostos. A empresa Nordeste Moldes e Estampos percebeu que eles poderiam ter mais algumas utilidades e criaram um espelho de tomada de força com suporte para cabo e plug.

Secitece: Tecnologia transforma objetos simples em equipamentos inovadores

A empresa é participante do projeto Tecnova-CE na área de Eletrometalmecâncio e Materiais e recebeu o valor de R$ 550.300,12 da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Finep, para execução do projeto.

Os modelos de espelho de tomada propostos pelo mercado não trazem muitas inovações e, geralmente, as mudanças se resumem a questões estéticas e decorativas. A proposta da Nordeste Moldes e Estampos é oferecer um produto com vantagens como comodidade, segurança, economia e ergonomia. Com esse novo modelo de espelho, os plugs e cabos podem ficar apoiados na estrutura plástica, mesmo estando desligados da tomada.

A fabricação dos espelhos de tomada concentra-se, em sua maioria, nas regiões Sul e Sudeste, mas com a criação inovadora da empresa cearense, essa realidade pode ser alterada.

“A inovação proposta permitirá a conquista de uma parcela considerável do mercado, que permite uma projeção de rentabilidade, melhores margens de lucro e maior giro para os distribuidores, especialmente lojistas”, comenta o coordenador do projeto Auri Biondo.

Para o desenvolvimento das etapas do projeto a Nordeste Moldes e Estampos contou com parceria do Senai que disponibilizou os maquinários indispensáveis à execução do projeto e profissionais capacitados. Para o protótipo do produto foi utilizada também a tecnologia de impressoras 3D.

Tecnova-CE

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE) foi criado para apoiar a inovação de micro e pequenas empresas cearenses.

Foram disponibilizados recurso de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e Governo do Estado. Ao todo já foram financiadas 29 empresas de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.