Movimentos sociais marcham em defesa da Constituinte na Venezuela

Uma marcha em apoio à convocatória da Assembleia Nacional Constituinte e contra a violência política toma as ruas das principais cidades da Venezuela nesta terça-feira (9).

Constituinte na Venezuela - AVN

Os movimentos comunitários e sociais da Venezuela se mobilizam nesta terça-feira em apoio à Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro. Em Caracas, capital do país, a concentração é na Praça Morelos e segue até o palácio de Miraflores, sede do Executivo.

Além de apoiar a Constituinte, os movimentos também rechaçam a violência registrada nas últimas manifestações de oposição ao governo que já resultaram em mais de 30 mortes.

Em pronunciamento na TV nesta segunda-feira (8), o presidente agradeceu o apoio de líderes religiosos de diversas vertentes e de alguns partidos opositores que toparam integrar a mesa de diálogo para resolver a crise política do país.

Com a Constituinte o presidente pretende aprofundar o diálogo e ampliar a participação popular no processo político a fim de fortalecer a governabilidade e garantir a retomada do desenvolvimento nacional. Muitos especialistas consideram que esta foi a “ultima carta” democrática de Maduro para negociar com seus opositores que tentaram, sem sucesso, cimentar um golpe e Estado.