Em assembleia da ONU, Evo Morales pede uso pacífico da água

O presidente da Bolívia, Evo Morales, liderou nesta terça-feira (6) a assembleia do Conselho de Segurança da ONU sobre águas transfronteiriça. Na ocasião o líder indígena pediu que os conflitos pelo uso da água sejam evitados através de melhor governança global e divisão pacífica dos recursos hídricos.

Evo Morales - Divulgação

Esta foi a primeira vez que a Bolívia liderou o Conselho de Segurança da ONU que contou com a participação do secretário-geral do organismo, Antonio Guterres. O objetivo do encontro, realizado em Nova York, é dar visibilidade internacional à questão da utilização responsável dos oceanos, um dos pontos da Agenda 2030 para o desenvolvimento do sustentável.

Evo apresentou uma série de reflexões com o objetivo de alertar os Estados a partilharem a água sem gerar grandes tensões. “De onde flui a água deve fluir a paz”, disse.

"Estamos estreitamente ligados por água", lembrou Evo, destacando que os efeitos das alterações climáticas "criaram uma crise que gerou novas tensões locais, regionais e globais que colocam em risco a estabilidade, paz e segurança das nações".

O presidente pediu ainda para os países não adotarem medidas unilaterais que ponham em risco ou afetem os direitos dos outros estados em relação ao uso de recursos hídricos transfronteiriços.