Convergência Negra realiza plenária nacional em Salvador

A Convergência Negra, uma articulação política que reúne entidades nacionais do movimento negro brasileiro, realiza, no próximo sábado (1º/07), em Salvador, uma plenária nacional, com o objetivo de avaliar suas ações. Na ocasião, lideranças do movimento negro debaterão aspectos político-conjunturais e diretrizes para o fortalecimento da população negra e para a superação do cenário de avanço do conservadorismo.

A plenária acontecerá no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento de Desenvolvimento Rural (Rua Dorival Caymmi, nº 15.649, em Itapuã), a partir das 9h. Na abertura, haverá um debate um debate de conjuntura, balanço da atuação da Convergência Negra e as perspectivas e proposições organizativas para o futuro da articulação.

“O capital conservador, que se utiliza do racismo, do machismo, da LGBTfobia e de outras formas de violências e opressão para impor a continuidade dos privilégios que se concentram exclusivamente sob o domínio das classes senhoriais, se constitui como principal alvo das ações de descolonização e enfrentamento ao racismo patrocinadas pela Convergência Negra”, diz uma nota enviada pela entidade.

O evento culminará com um ano político no dia seguinte, 2 de julho, durante as celebrações da Independência da Bahia, no Centro Histórico de Salvador. O ato foi batizado de ‘Basta de Extermínio da Juventude Negra’ e terá concentração na Lapinha, às 9h.

De Salvador,
Erikson Walla