Alba Movimentos se pronuncia sobre ataque aéreo na Venezuela

A onda de ações violentas da direita venezuelana contra o governo do presidente Nicolás Maduro é denunciada e criticada em uma nota pública lançada nesta quarta-feira (28) pela Alba Movimentos. A articulação declarou que "a cada dia que passa, surgem mais evidências do que está em curso na Venezuela: um golpe de Estado que pretende derrubar um governo em pleno exercício constitucional, como estão tentando fazer desde que Maduro foi eleito."

Ataque aéreo na Venezuela - Reprodução

Os últimos episódios desse conflito ocorreram na última terça-feira (27), quando opositores do governo do presidente Nicolás Maduro sequestraram um helicóptero e atacaram sedes de órgãos oficiais em Caracas. Além disso, "passaram a usar explosivos para atacar bases militares, instituições e pessoas identificadas com o chavismo", como indica a nota, que acrescenta ainda outros "ataques recorrentes à base militar de La Carlota, na região metropolitana de Caracas".

Em resposta, a articulação afirma que: "Nós, dos movimentos populares da Nossa América, não ficaremos calados. Reiteramos nossa solidariedade e apoio ao povo e ao governo legítimo da Venezuela. Respaldamos as tentativas de resolver as diferenças políticas por vias pacíficas, recorrendo à maior participação política possível. Neste sentido, respaldamos o processo de eleição de Assembleia Constituinte no país, que estes atos terroristas buscam impedir."

A Alba Movimentos é uma articulação continental que reúne movimentos populares de diversos países das Américas, entre eles os brasileiros MST e Federação Única dos Petroleiros (FUP).