Após AVC, comandante das Farc é transferido para tratamento em Cuba

O comandante em chefes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), Timoleón Jiménez, recebeu alta nesta terça-feira (4), depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral no domingo (2). Agora ele será transferido para dar continuidade ao tratamento em Cuba.

Timoleón Jiménez - Arquivo pessoal

“O senhor Lodoño [o nome de Timoleón fora da guerrilha é Rodrigo Lodoño] completou 56 horas de hospitalização em nossa instituição com evolução nítida de recuperação da força de seu braço esquerdo e já recuperou em 90% a fala”, afirmou o corpo médio responsável pelo atendimento do dirigente em um comunicado oficial.

No Twitter, Timochenko agradeceu todo o apoio e solidariedade que recebeu de pessoas do mundo todo através da hashtag “Fuerza Timo”. “Isso me serviu muito”. Disse estar feliz também em “poder sair da cama e caminhar um pouco, ajuda para que eu me sinta melhor”.

Em comunicado oficial o Alto Comissionado da Paz – responsável pela implementação do acordo de paz entre as Farc e o governo da Colômbia – informou que foi autorizada a transferência de Timoleón para Cuba.

Segundo o corpo médico, ele já está bem o suficiente para encarar a viagem da Colômbia até Cuba e dar continuidade ao processo de recuperação.

Timoleón Jiménez é o comandante em chefe das Farc e foi um dos principais atores dos Diálogos de Paz realizados ao longo dos últimos quatro anos em Havana, Cuba, para firmar um acordo com o governo de Juan Manuel Santos e dar fim aos mais de 50 anos de guerra no país.