Cultura: Viva o Centro Fortaleza terá mais uma edição sábado (08)

O movimento Viva o Centro Fortaleza promove neste sábado (08), mais uma edição do projeto que tem como objetivo a valorização do Centro sob o aspecto cultural, com ações gratuitas e articuladas entre os museus, teatros, praças e equipamentos culturais situados no centro da capital cearense.

Cultura: Viva o Centro Fortaleza terá mais uma edição sábado (07)

Um dos destaques da 13ª edição será a programação especial que acontecerá no histórico Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança. O objetivo é possibilitar à população frequentar de forma lúdica e interativa um dos mais belos espaços públicos de Fortaleza.

O movimento Viva O Centro Fortaleza é formado por moradores, comerciantes, gestores dos equipamentos culturais do Centro e interessados nas melhorias do bairro. Nesta edição, a ação tem o apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE).

Programação

Logo cedo, às 8h, haverá café da manhã no Parque da Liberdade com música ao vivo. Na sequência, uma Roda de Conversa discutirá a visão da população de rua sobre o Centro de Fortaleza com o professor de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e da Escola de Saúde Pública, Brennand de Sousa. Logo mais, às 11h, acontece o lançamento do Jornal Viva O Centro. E, às 11h40, tem apresentação musical com Elpídio Nogueira e convidados.

Pela tarde, a programação tem início às 14 horas com uma Visita Guiada pelo Parque com a Associação dos Guias Integrados ao Turismo Rodoviário (AGIR). Às 15h, a “Literatura e Cidade” são tema de uma Roda de Conversa com Mileide Flores, Raymundo Netto e Weaver Lima. Às 16h, é hora de meditação em grupo com Awaken Love. E às 17h, o lanche será diferente com um Piquenique compartilhado, no qual a ideia é que cada participante leve um alimento a ser compartilhado entre todos. A programação será encerrada com a exibição do curta metragem "Da janela lateral", de Natércia Rocha.

Além das atividades no Parque da Liberdade, também estarão acontecendo, simultaneamente, programações no Centro Cultural Banco do Nordeste, Biblioteca Pública Espaço Estação, Casa de Juvenal Galeno, Cineteatro São Luiz Fortaleza, Museu do Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Mercado dos Pinhões, Passeio Público e Theatro José de Alencar. Saiba mais e confira abaixo tudo que está previsto para o 13º Viva o Centro Fortaleza.

Programação cultural do Centro de Fortaleza – Sábado (08/07)

Parque da Liberdade (Cidade da Criança)

8h – Café da manhã com música ao vivo
9h – Roda de conversa: Visão da população de rua sobre o Centro de Fortaleza (Brennand de Sousa – Professor de Arquitetura da Unifor e Escola de Saúde Pública);
11h – Lançamento do Jornal Viva O Centro
11h40 – Apresentação Musical (Elpídio Nogueira e convidados)
14h – Visita Guiada pelo Parque da Liberdade com a Associação dos Guias Integrados ao Turismo Rodoviário (AGIR)
15h – Roda de conversa: Literatura e Cidade (Mileide Flores, Raymundo Netto e Weaver Lima)
16h – Meditação em grupo (Awaken Love)
17h – Piquenique compartilhado (Cada participante traz um alimento a ser compartilhado entre todos)
18h – Exibição do curta metragem "Da janela lateral" de Natércia Rocha.
OBS: Durante todo o dia acontecerá uma exposição de artes plásticas, bazar literário e feira colaborativa (artesanato, moda e gastronomia).

Biblioteca Pública Espaço Estação

Mostra de Arte
9h às 15h – 137 Anos da Estação Central – Estação Ferroviária Prof. João Felipe
Sinopse: No dia 9 de Junho deste ano, a Estação Central, hoje Estação Ferroviária Professor João Felipe comemora seus 137 de existência. Para celebrar esta data, a Estação Ferroviária do Ceará e a Biblioteca Pública do Estado Espaço Estação, realizam mostra de objetos, fotos, vídeos, obras de arte e bate papos para grupos visitantes ou agendados anteriormente.
Informações: 3101.6799.

Casa de Juvenal Galeno

8h – Reunião da Comissão Cearense de Folclore
Local: Auditório Henriqueta Galeno
8h – Reunião dos Cordelistas do Nordeste
Local: Salão Alberto Galeno
9h às 12h – Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará
Local: Salão Alberto Galeno
16h – Além do Verso
Local: Auditório Henriqueta Galeno

Centro Cultural Banco do Nordeste

> Artes Visuais
10h às 19h – Exposição Horizontes Móveis
Artista: Carlos Macedo (CE). Curadoria: Jacqueline Medeiros. Exibição de 05/julho a 05/agosto
A narrativa desta mostra surge a partir da experiência pessoal do artista desde a infância no seu ambiente doméstico. Moldes de sapatos, pedras, ferro, horizontes, fronteiras e destinos são elementos concretos e conceituais utilizados por Macedo para realizar sua instalação na galeria Antônio Bandeira. São objetos que deslocados de sua função original assumem significados voláteis e constroem um horizonte instável tão presente nos tempos atuais. Classificação Indicativa: Livre

> Cinema
10h30 – Cineclube: A Grande Aposta (The Big Short, EUA, 2016. Direção: Adam McKay. Colorido. Drama. 126 minutos. 12 anos).
O Cineclube exibe neste mês de julho proposta inédita e ousada, a Mostra Capital Financeiro – Ter ou Ser?
O que é o mercado financeiro? Qual a sua influência sobre quem somos, os nossos valores e forma de viver? Como e a partir de qual motivo se cria a moeda? Quais as consequências da globalização econômica? São 5 filmes, entre ficções e documentários, que tratam desde a menor até a maior influência direta e indireta, de vivermos num mundo determinado pela economia e suas demandas de mercado ou pela necessidade existencial do “Ter antes do Ser”, onde quem tem mais capital pode determinar as regras do sistema.
A Grande Aposta
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte.Decide investir muito dinheiro do fundo que coordena, ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos vai quebrar em breve. Corretores percebem oportunidade e passam a oferecê-la a seus clientes. Uma dupla desses, dois iniciantes na Bolsa de Valores, percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

> História e Patrimônio
13h – Trem da História
Local de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’Eu, 560, Centro, Fortaleza-CE
Percorrer ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, trazendo à memória fatos de Fortaleza dos séculos XIX e XX em um veículo tipo trenzinho.
Inscrições de grupos da terceira idade: 40 vagas. Contatar Gerson Linhares ou Marize Freitas, através do telefone 85 98835-9915.
Inscrições individuais: 10 vagas, diretamente na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.

14h – Percursos Urbanos: Entre a praia e os céus – o caminho do Icaraí
Entre a praia e os céus – o caminho do Icaraí
Uma apresentação comparativa entre as ruínas semi submersas do casario litorâneo de Icaraí sendo tragado pela força do mar e a suavidade restauradora das dunas, mangues, rios, mangues, matas e serras, desenhando na mesma região um Paraíso e um Inferno. A ideia é realizar uma caminhada da praia do Icaraí – como suas estruturas inundadas – ao topo da duna, mirante da região.
Obs.: Este percurso terá uma caminhada que inclui uma subida em uma duna. Pessoas com dificuldade de locomoção devem evitar este passeio.
Mediação: Sérgio Azevedo da Silveira, diretor de arte de cinema com mais de 50 filmes nacionais e internacionais realizados. Pesquisador de narrativas e ambiências.
Participantes: Interessados em geral, mediante inscrição prévia.
Ponto de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’eu, 560, Centro
Inscrições: A partir das 10 horas da terça-feira anterior a cada percurso, preenchendo a ficha no link http://tinyurl.com/percursosurbanos (30 vagas) ou se inscrevendo na recepção do CCBNB-Fortaleza (18 vagas). A lista de espera é aberta às 10 horas do dia do evento na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.

> Criança e Arte
No mês de julho, que é mês de férias, o CCBNB vai proporcionar muita arte, cultura e brincadeira para toda a família, pensando que é importante a convivência em conjunto. Juntos, vamos passear pelo mundo da brincadeira, do circo, das mídias, do origami e da literatura. Pensarmos a diversidade na programação é experienciarmos a pluralidade das nossas infâncias.

14h – Filosofia e Mídias
Por que a gente brinca? O Brincadeiras de Filosofia e Mídias deste mês será um espaço para pensarmos junt@s de forma lúdica e interativa sobre a importância de brincar e das diversas formas de brincadeiras existentes. 50 minutos. Livre.

15h – Show em 5 minutos
Atração: Cia. Dale Circo (SC)
Show em 5 minutos é um espetáculo versátil que mostra uma personagem de poucas palavras e indiscreta que chega até o público de forma direta procurando cumplicidade no olhar da plateia. Livre. 50 minutos.

16h – Trenzinho da História com Bode Ioiô
As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do Centro histórico de Fortaleza. Num veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bodinho Iôiô. Classificação Indicativa: Livre. 50 vagas. 60min.

> Música
19h – Jazz em Cena – Time Further out: Tributo a Dave Brubeck
A temporada de ações promovidas pelos concertos do "Jazz em Cena" tem como foco apresentações capazes de atrair o público, pelo diferencial, pela qualidade, pela consistência, pela oportunidade de conferir, em Fortaleza, apresentações em tributo a nomes históricos do jazz, chance habitualmente presente apenas em outras grandes capitais internacionais ou, ainda de modo apenas eventual, em poucas capitais brasileiras.
"Time Further Out" – Tributo a Dave Brubeck
Esse show oferece ao público cearense a oportunidade de conhecer melhor, mergulhar em temas experimentais, elaborados, como também melódicos e divertidos do artista. Vale conferir ao vivo mais um grande disco da história do jazz. Esse show também é uma homenagem à musicalidade do quarteto formado por Dave Brubeck, Paul Desmond, Eugene Wright e Joe Morello.

Cineteatro São Luiz Fortaleza

Música
12h – Curta São Luiz
Especial “Canta Patativa”, com Mário Mesquita
Sinopse: O espetáculo Canta Patativa é composto por composições com letras do poeta e de outros artistas que fizeram homenagem a ele, incluindo a música vencedora do I Festival Credimus da Canção, parceria de Patativa do Assaré com Mário Mesquita (Seu dotô me conhece), em 1980. As composições, cantadas por Mário Mesquita com a viola de 12 cordas e Ademir do Vale na percussão, destacam o ritmo e a riqueza da música cearense, explorando a cultura do povo do sertão nordestino, tão bem retratada na poesia de Patativa do Assaré. Sua poesia, além do compromisso com as questões sociais, também fala versos de amor.
Entrada: gratuita | Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min. Local: Hall do Cineteatro São Luiz

Teatro
19h – Curta Mais Teatro
“Os Pássaros de Copacabana”
Sinopse: 1964. Uma travesti prepara uma homenagem a Ary Barroso, encomendada por seu amante, um policial militar. Ary havia morrido dia 9 de fevereiro. O espetáculo se chamaria “Ary, o compositor do Brasil”. Em meio aos ensaios, a travesti acaba alternando-se entre o momento presente e depoimento e memórias de sua vida. A partir então dos seus relatos, o espetáculo, todo conduzido através das canções de Ary Barroso, vai revelando sentimentos e segredos dessa travesti em meio ao período conturbado do Brasil e sua luta diária contra o preconceito e marginalização de sua condição na sociedade brasileira daquela época.
Do Teatro NU em parceria com a Maré Produções Culturais. Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 1h20

Museu de Artes Sobrado Dr. José Lourenço

9h às 14h – Exposição Ateliê Aparecidos Políticos

9h às 14h – Exposição Biwá, da artista plástica Cláudia Oliveira Quilombola
A exposição apresenta a pesquisa e o processo criativo de Cláudia Oliveira Quilombola, durante seu mestrado em educação na UFC. Cláudia Quilombola, como gosta de ser chamada, desenvolveu uma peça artística de criação colaborativa sobre as referências culturais africanas entre os quilombolas da Serra do Juá, em Caucaia, onde existem 9 quilombos.

9h às 14h – Exposição “Museu Indígena Pitaguary, do artista Benício Pitaguary
O artista indígena Benício Pitaguary, estudante de geografia, desenvolve uma pesquisa a respeito das práticas das pinturas corporais e suas relações com a construção da identidade indígena. Seu processo criativo compreende o aprendizado da preparação da tintura de jenipapo, o desenvolvimento de uma pesquisa a respeito das ferramentas utilizadas para realizar as pinturas e na construção de uma estítica para esta arte indígena. Faz parte do conjunto de referências a elaboração de uma história da arte da pintura corporal indígena.

Museu do Ceará

9h às 16h – Exposição de Longa Duração Ceará: Uma história no Plural
9h às 16h – Memorial Frei Tito

Passeio Público

12h30 – Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio já virou point e é uma das melhores pedidas do fim de semana.
Atração: Samuel Rocha

* Em razão da programação especial “A Vida como Poesia – 15 anos sem Patativa do Assaré”, durante o fim de semana haverá uma banquinha onde estarão à venda xilogravuras e cordéis de João Pedro, camisas da Formosa Bandida, além do livro "Patativa do Assaré – Uma biografia", de Gilmar de Carvalho.

Theatro José de Alencar

9h às 17h – Visita Guiada
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

19h – Show Musical Bipartida, com Thais Queiroz
Local: Teatro Morro do Ouro. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação Indicativa: Livre

19h – Homenagem ao Dia das Mães – Escola de Ballet Sheila Prado
Local: Palco Principal. Ingresso: Gratuito. Classificação Indicativa: Livre

Serviço

Viva o Centro Fortaleza
Data: Sábado (8 de julho de 2017)
Evento no Facebook: http://bit.ly/2tgAYU9