Conselho Eleitoral constata tranquilidade nas eleições da Venezuela
A presidenta do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, assegurou na tarde deste domingo (30) que as eleições da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela decorrem com calma e normalidade.
Publicado 30/07/2017 18:36

Até o momento, o povo vai sem contratempos aos centros eleitorais, os quais se encontram operativos quase em sua integralidade, afirmou Lucena às emissoras de televisão venezuelana Venezolana, em um balanço inicial sobre o dia.
'Estamos votando com grande tranquilidade, não há registro de distúrbios, más notícias nem tentativas de interrupção. A gente está votando com tranquilidade e as filas estão sendo formadas desde cedo, assinalou.
A representante do Poder eleitoral indicou que, de acordo com as primeiras informações, no processo participa quase cem por cento dos operadores de máquinas de votação, dos técnicos de suporte e membros de mesa.
Recordou que o Poliedro de Caracas é um centro de contingencia que se encontra aberto para os eleitores. 'Temos ali bastante gente na fila', assegurou.
Por outra parte, eleitores entrevistados por meios de imprensa nos centros de votação fizeram um chamado a seus conterrâneos para que se juntem à festa democrática, que, confirmaram, se desenvolve com alegria e em paz.
Mais de 19 milhões de venezuelanos estão convocados para eleger neste domingo, mediante voto universal, segredo e direto, 537 membros dos 545 que integrarão a iniciativa democrática; os oito restantes sairão das comunidades aborígenes a 1 de agosto.
Toques militares e o lançamento de foguetes deram início à jornada eleitoral da Venezuela, que analistas vaticinaram como uma vitória popular frente à violência e ao terror imposto pela direita nacional e as ameaças de agressão armada e econômica dos Estados Unidos.