Nicolás Maduro nomeia novo chanceler na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nomeou na noite desta quarta-feira (28) Jorge Arreaza como novo ministro das Relações Exteriores. Arreaza substitui Samuel Moncada, que, segundo o mandatário, se encarregou da transição após a saída no fim de junho de Delcy Rodríguez, que se lançou candidata à Assembleia Nacional Constituinte.

Jorge Arreaza - Referencial

"Decidi nomear como chanceler titular, ministro de Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, o companheiro Jorge Arreaza, que assumirá a titularidade da Chancelaria a partir de hoje", disse Maduro, em ato oficial realizado em Caracas para juramentar os 537 deputados constituintes eleitos no último domingo (30).

Arreaza foi vice-presidente da Venezuela entre abril de 2013 e janeiro de 2016. Antes disso, foi ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e desde fevereiro desse ano desempenhava a função de ministro de Desenvolvimento Minerador Ecológico. Ele será substituído na pasta de mineração por Víctor Cano, que ocupava o cargo de vice-ministro.

Samuel Moncada, que deixa a chancelaria da Venezuela, voltará aos cargos de vice-ministro para a América do Norte e de embaixador junto à OEA (Organização dos Estados Americanos).
"O companheiro Samuel Moncada realizou esta transição, e estou dando a ele responsabilidades especiais, para que se instale em Washington, para defender nos Estados Unidos a verdade, a paz e a dignidade da Venezuela", garantiu Maduro.

No evento, Maduro também afirmou que a Assembleia Nacional Constituinte será instalada nesta sexta-feira (4).