Venezuela instalará Assembleia Nacional Constituinte nesta sexta-feira

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou que a Assembleia Nacional Constituinte, eleita no último domingo (30), será instalada nesta sexta-feira (4). Os parlamentares eleitos através do voto direto e secreto vão redigir o texto da nova Carta Magna do país.

Nicolás Maduro - AVN

A instalação da Assembleia Nacional Constituinte será transmitira em rede nacional de TV a partir das 11 horas da manhã (horário de Caracas).

Segundo o presidente, foi nomeada uma comissão responsável por estabelecer o diálogo entre os parlamentares constituintes e uma delegação da oposição que se recusou a participar do processo. O objetivo desta ação é, uma vez mais, tentar estabelecer a paz no país, a fim de vencer a crise política e econômica que se arrasta há meses.

Para Maduro, a Constituinte é fundamental para impor a justiça diante da violência generalizada impulsionada por setores da direita venezuelana nos últimos dois meses, durante as manifestações contrárias à medida presidencial.

“A Constituinte, com um passo muito firme, terá que ocupar o cenário político institucional e moral da República para regenerar a pátria, refundar a pátria sobre bases muito sólidas para se fazer a paz”, afirmou o presidente em pronunciamento oficial nesta quarta-feira (2).

Maduro disse ainda que a expressiva participação popular na eleição – mais de 8 milhões de venezuelanos foram às urnas – significa “uma mensagem muito clara do povo heroico da Venezuela que quer paz”. “A salvação da pátria e a construção da paz está nas mãos dos constituintes”, destacou o presidente.