Nasce o primeiro Comitê de Empresa do PCdoB do Recife 

A comissão que organiza a criação do primeiro Comitê de Empresa do PCdoB do Recife definiu nesta segunda-feira (28) a data, hora e local da reunião ampliada de lançamento oficial do colegiado. Será no dia 14 de setembro (quinta-feira), das 17h às 22h, no auditório do Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro PE).  

Luciano Siqueira: Dia 28, duas versões - Arquivo

O Comitê de Empresa a ser lançado vai reunir os filiados e militantes que atuam profissionalmente na Prefeitura do Recife. Cada integrante do comitê levará ao menos um(a) amigo(a). A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 120 pessoas. A mediação do encontro será de Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, que falará sobre o projeto político da legenda. A deputada federal e presidenta nacional do partido, Luciana Santos, vai falar sobre a política nacional. Ela já confirmou presença

Também na agenda do encontro, um painel sobre as realizações das secretarias da PCR, especialmente daquelas em que os comunistas atuam. A criação do Comitê de Empresa é uma iniciativa da Comissão de Organização do Comitê Municipal do PCdoB do Recife, coordenada por Tadeu Lira, dentro da campanha de estruturação do partido, em curso em todo o país.

Segundo Tadeu Lira, a intenção é incentivar a troca de informações e experiências entre os membros do colegiado, inclusive, sobre as ações dos diversos setores da gestão municipal. “Em reunião recente do Pleno do Comitê Municipal foi apresentada pela Comissão de Organização, dentro da tarefa de organização do partido, proposta que nos levará a vivenciar uma experiência que nós nunca tivemos em nosso estado, que é a criação de comitês de bases em locais, sejam empresas privadas, sejam órgãos públicos, onde existam várias bases setoriais”, explicou.

Para o secretário de Organização do Recife, além da troca de experiência e informações sobre o conjunto de ações da gestão municipal, o mais importante na criação do Comitê de Bases é a possibilidade do debate e da apropriação da política mais geral, tanto a política nacional, como a estadual e a municipal. “Por ser o PCdoB uma força que tem opinião própria no governo é importante para a militância ter conhecimento da posição do partido sobre determinadas questões que perpassam a gestão”, afirmou.

Audicéa Rodrigues
Do Recife