Cursos da UECE atingem nota máxima na avaliação do MEC

O Ministério de Educação e Cultura (MEC), por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) divulgou os resultados dos conceitos dos cursos que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2016.

Uece oferece atendimento psicológico gratuito

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) participou do ENADE 2016 com os cursos que conferem diploma de Bacharelado em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária e Serviço Social. O excelente desempenho dos alunos se evidencia pela posição destacada de seus cursos com relação aos demais.

O curso de Medicina ficou em terceiro lugar no ranking nacional entre os cursos de sua área, com a maior nota no ENADE. Os cursos de Nutrição (23°), Serviço Social (17°), Medicina Veterinária (21ª) e o curso de Enfermagem (31ª), ficaram entre os 10% melhores cursos do país:

Medicina – 5
Enfermagem – 5
Nutrição – 4
Serviço Social – 4
Medicina Veterinária – 4

O ENADE funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2016 encerrou o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

De acordo com o INEP, entre os cursos em instituições públicas de ensino superior melhor avaliado em 2016, estão os cursos de bacharelado em Medicina, que teve o índice mais alto de comparecimento à prova foi dos concluintes do curso de Medicina. Apenas 6% dos cursos obtêm conceito máximo.

Números do ENADE 2016

216.06 estudantes inscritos
195.757 – fizeram a prova
4.300 – cursos avaliados
997 – universidades, facuIdades e centros de educação avaliados

Em 2016, foram avaliados cursos das áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.