Timoleón Jiménez é eleito presidente do partido Farc

O partido da ex-guerrilha Farc, que mantém a sigla, porém com novo nome – Força Alternativa Revolucionária do Comum – começa a dar os primeiros passos. Nesta segunda-feira (4) elegeu seu primeiro presidente nacional. O cargo será ocupado por Rodrigo Lodoño, ex-comandante em chefe que durante a guerrilha se chamava Timoleón Jiménez, o Timochenko.

Rodrigo Lodoño e Iván Márquez - Efe

“O primeiro plenário do Conselho Nacional dos Comuns, formado por 111 membros, me elegeu como presidente do partido Farc”, anunciou Lodoño em sua conta oficinal no Twitter.

O Conselho Político Nacional do partido, eleito pelo Conselho Nacional dos Comuns, será composto por 15 dirigentes. A estrutura terá funções equivalente à de uma direção executiva.

O ex-comandante Iván Márquez assumiu a função de Conselheiro Político, ele será o braço esquerdo – e também o direito – de Lodoño. Habilidoso em articulações políticas, foi o chefe das negociações dos diálogos de paz realizados ao longo de quatro anos em Havana, Cuba, que resultaram no Acordo de Paz.

O partido da ex-guerrilha nasceu na última quinta-feira (31) e foi recebido pela sociedade colombiana na sexta-feira (1/9) com uma grande festa na capital Bogotá.

Logo após o lançamento do partido, os membros se reuniram, no sábado e no domingo (2 e 3) para debater e eleger as estruturas políticas. Em março de 2018 acontecem as eleições presidenciais da Colômbia e a Farc vai concorrer a cargos no legislativo.