Em crise, tucanos querem que Aécio saia da presidência do PSDB

A crise tomou conta do partido responsável pelo golpe contra a democracia. A judicialização da política, desencadeada pelo PSDB para promover a instabilidade do governo de Dilma Rousseff e alimentar a mídia, bateu à porta dos tucanos atingindo em cheio um de seus principais líderes, o senador Aécio Neves (MG).

aécio - Reprodução da Internet

O segundo afastamento de Aécio determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu a quase zero o prestígio do tucano junto aos seus pares. Dirigentes e parlamentares querem a saída definitiva do senador da presidência da legenda.

De acordo com fontes tucanas, eles querem que o senador tenha uma saída pelo menos honrosa e renuncie ao cargo assim que a votação sobre seu afastamento no Senado for concluída. A votação está prevista para o dia 17.

Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo, o movimento é liderado por integrantes da ala paulista do PSDB, vinculados ao governador de Geraldo Alckmin, que pretende ser o candidato a presidente pelo PSDB.

A preocupação é justamente 2018. O objetivo é evitar um desgaste para a sigla nas eleições, diante de todos os fatos trazidos pelas investigações que envolvem o senador.

Aécio está licenciado da presidência do PSDB desde maio, quando foi afastado do mandato pela primeira vez pelo STF. A presidência é exercida interinamente pelo senador Tasso Jereissati (CE), mas Aécio ainda teria influência sobre a sigla, principalmente com parte da bancada na Câmara dos Deputados. Tasso Jereissati tem o apoio dos principais dirigentes do PSDB e se aproximou de Alckmin, ainda segundo a reportagem do jornal paulista.