Cineclube Vladimir Herzog exibe “Eu não sou seu negro”

Dia 28, às 19h30, o Cineclube Vladimir Herzog exibe “Eu não sou seu negro” (I Am Not Your Negro, 2016), do cineasta haitiano Raoul Peck. O documentário utiliza o livro inacabado de James Baldwin – batizado de Remember This House (1979) – sobre o racismo nos EUA para examinar as questões raciais contemporâneas, com relatos sobre as vidas e assassinatos dos lideres ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr, todos “mortos com menos de 40 anos” em um intervalo de apenas cinco anos.

cineclube

“A história dos negros na América é a história da América. E não é uma história bonita”, narra o documentário. Além do livro, Raoul Peck usa cartas, trechos gravados de discursos e entrevistas de Baldwin para estruturar o longa-metragem – por isso, tem seu nome também assinando o roteiro – e conta com a narração do ator Samuel L. Jackon.

O filme também traz flashes da história americana, pautada pela escravidão, pelas leis segregacionistas, pela violência policial que dizima ainda hoje muitas vidas, ao passo que apresenta o revide negro, as marchas, os Panteras Negras e o recente movimento do Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). A atemporalidade das palavras de Baldwin fica visível, sobretudo, nos momentos em que o documentário mostra imagens de inúmeros conflitos recentes motivados por questões raciais. O escritor soa atualíssimo ao falar da segregação institucionalizada e do racismo, velado ou não, do sistema político vigente à época, mostrando que pouco mudou desde o histórico movimento social Black Power ao contemporâneo Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

Após a exibição do filme, haverá um debate que contará com a presença de Flávio Carrança, coordenador da Cojira (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial) de São Paulo e do professor e escritor Jeosafá Fernandez Gonçalves, autor dos livros “O Jovem Malcom X” (2011, Editora Nova Alexandria) e “O Jovem Mandela” (2013, Editora Nova Alexandria), que também venderá e autografará os livros. Além disso, também contará com a presença de várias lideranças do movimento negro.

SERVIÇO:
Exibição do documentário “Eu não sou seu negro” , seguido de debate sobre o racismo no Brasil
Dia 28/11 (terça-feira) – 19h30.
Cineclube Vladimir Herzog (R. Rêgo Freitas, 530 – República – São Paulo/SP – Sobreloja)
Entrada Franca