Sindicalistas debatem saúde do trabalhador em São Luiz

São Luís está recebendo entre os dias 23 e 27 de novembro trabalhadores, trabalhadoras e lideranças sindicais de diversas partes do mundo para o Encontro Internacional da Rede Vida Viva.  

A Rede Vida Viva é uma plataforma que auxilia sindicatos de diversas categorias em diversos países a implementar métodos de auto avaliação dos trabalhadores e trabalhadoras na busca por melhorias em suas condições de vida, saúde e trabalho.

Utilizando ferramentas e uma metodologia própria, os trabalhadores e trabalhadoras analisam seu ambiente e suas condições de trabalho, observando tudo aquilo que os leva a quadros de doenças físicas e psíquicas decorrentes da atividade laboral e propõem soluções e melhorias que reflitam positivamente em sua saúde e sua vida como um todo.

O encontro internacional, que é anual e conta com a participação de quase 100 participantes de pelo menos 15 países em São Luís, tem representantes catarinenses, de categorias como os eletricitários e servidores da educação de diversas regiões do estado.

Na Grande Florianópolis, a metodologia da plataforma já é aplicada pelo Sinergia com trabalhadores e trabalhadoras da Celesc há pelo menos dois anos, com diversos avanços e conquistas nas condições de trabalho junto à categoria dos eletricitários.