Cuca da UNE divulga nota contra o fascismo do bloco porão do Dops

 

O Circuito Universitário de Cultura e Arte vem por meio desta nota, repudiar a iniciativa do Grupo "Direita São Paulo" com a criação do bloco de carnaval Porão do DOPS 2018. O bloco que terá sua estreia neste ano, na capital paulista, tem local e data marcada para o dia 10 de fevereiro, na Água Branca. Além de uma convocatória fascista, que dissemina ideias anticomunistas em seu evento no facebook, o bloco conclama os anticomunistas à caça e afirma que além de cerveja e carne haverá também muita opressão, inclusive em suas marchinhas. Não a toa que no cartaz de divulgação nas redes é estampada a foto do Coronel Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-CODI, principal órgão de tortura na ditadura militar.

As ideias fascistas, principalmente no contexto pós-golpe de estado no Brasil, precisam ser rechaçadas e combatidas, nas redes e nas ruas. A ditadura civil-militar brasileira é um dos episódios mais tristes de nossa história, marcada por perseguição a artistas, estudantes e militantes, pela censura, por exilamentos, pela tortura e por muitas mortes. Poderia ser 1964, mas é 2018 e não aceitaremos que 54 anos depois do golpe que instituiu o regime militar, tenhamos um bloco de carnaval que naturalize e celebre a ditadura e todo seu legado de dor e sofrimento para o Brasil e seu povo.

Depois de muita pressão nas redes o dono do Restaurante 3 Pescados, estabelecimento onde o evento aconteceria, voltou atrás e não permitirá que o bloco ocorra lá, mas a mobilização do grupo Direita São Paulo é para que o bloco aconteça agora na rua, com novo endereço a ser divulgado. Respeitamos a diferença de ideias e concepções sobre o papel do Estado e este debate vai além da demarcação entre a esquerda x direita brasileira. Celebrar a ditadura é celebrar o legado de um Estado de exceção, de ataque aos direitos humanos e de uma realidade que não combina com a maior festa popular do mundo, que é o carnaval brasileiro.