Um autorretrato cubano

A Caixa Cultural São Paulo exibe, até 04/03, mostra com um panorama dos 50 anos de carreira do fotógrafo cubano José Alberto Figueroa. Entrada franca, com acessibilidade.

figueroa

Considerado um dos precursores da fotografia conceitual na América Latina, Figueroa voltou suas lentes para captar as várias fases do desenvolvimento de Cuba desde os primeiros anos após a revolução. Aos 71 anos, o fotógrafo é conhecido por registros das significativas mudanças sociais e políticas em Cuba.

São 69 fotos de diferentes momentos de sua carreira ao longo dessas cinco décadas, que chegam ao Brasil pela primeira vez. Figueroa foi assistente de fotografia de Alberto Korda e chegou a atuar como correspondente na guerra em Angola, nos anos 70.

Segundo a Caixa Cultura, a exposição tem curadoria de Cristina Figueroa, crítica de arte e filha do autor. A exposição será dividida em quatro seções, que marcam diferentes momentos da carreira do fotógrafo. A primeira, denominada Uma história pessoal, é composta por fotografias do início da carreira de Figueroa, nos Studios Korda, e pelas séries A Outra Face da Revolução e Exílio, em que o artista registrou o êxodo familiar de Cuba para os EUA no começo da Revolução Cubana. Mais tarde, na década de 70, Figueroa começou a trabalhar como repórter fotográfico da revista Cuba Internacional e viajou pelo país registrando a inserção da sociedade cubana no modelo socialista.

Serviço:
Exposição Um Autorretrato Cubano
Caixa Cultural SP (Praça da Sé, 111 – São Paulo/SP)
Até 04 de março
De 3ª feira a domingo – das 9h às 19h
Entrada franca – Acesso para pessoas com deficiência