Venezuela começa preparativos para eleições presidenciais

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela coloca em marcha os preparativos para as eleições presidenciais que acontecerão no dia 22 de abril. As autoridades do organismo destacam que estão previstas pelo menos 15 auditorias para garantir a transparência do processo, e que contarão com a presença de fiscais de todos os partidos inscritos para participar do pleito.

Eleições na Venezuela - Divulgação

Desta forma, começou uma jornada especial de Registro Eleitoral com 531 pontos instalados em todo o território venezuelano para a inscrição dos partidos e atualização dos dados eleitorais.

A partir de agora, os venezuelanos têm até o dia 20 de fevereiro para regularizar as pendências eleitorais para participar do pleito. "O Registro Eleitoral Preliminar será publicado no dia 25 de fevereiro. O lapso para a admissão e resolução das impugnações a este registro será de 25 a 27.

Simultaneamente a este processo, no dia 26, será feita a Auditoria do Registro Eleitoral", explicou a principal reitora do CNE, Tania D'Amelio.

Ela destacou também a eficiência, o empenho e a experiência dos trabalhadores do CNE adquirida ao longo dos últimos anos num país que realiza tantas consultas populares, como é o caso da Venezuela.

Só em 2017, os venezuelanos foram às urnas três vezes. Uma delas para eleger os representantes da Assembleia Nacional Constituinte, que agora convocou as eleições presidenciais.