Boitatá lança livro infantil sobre O Capital

"O Capital para crianças", livro dos catalães Joan Riera e Liliana Fortuny, foi lançado pela Boitatá, selo infantil da Boitempo Editorial. A obra integra a série de publicações que celebram o bicentenário de nascimento de Karl Marx. O livro traduz a obra do filósofo alemão para o universo infantil.

boitata

Tudo começa quando vovô Carlos começa a contar para os seus netinhos a história do jovem Frederico, que se espanta a ver um par de meias sendo vendido por duas libras em um mercado. Ele quer entender por que as meias custam tão caro, já que recebe apenas 25 centavos por cada par que produz na empresa em que trabalha. Um amigo explica que o valor final leva em conta, além do seu trabalho, o custo do carvão, da lã, das máquinas etc. Mas Frederico não aceita a explicação e pede para outra amiga, a Rosa, fazer as contas para ele entender.

Segundo o jornalista Rodrigo Casarin (blog Página Cinco), o livro usa uma linguagem didática para apresentar às crianças conceitos básicos do marxismo sobre a luta de classes, valor dos salários, jornada de trabalho e lucro das empresas.

O portal EsquerdaDiário, noticiou que Ivana Jinkings, editora da Boitempo, recebeu mensagens e ligações com ofensas após publicar uma foto divulgando a obra. Ela registrou boletim de ocorrência contra as ofensas e disse ao portal que existe um momento “regressivo no país”, com “perdas de direito”, mas que “Não vamos recuar, que ameaças como essas não nos intimidam e serão respondidas com firmeza”.