Inácio Arruda: As Mulheres e a Ciência

"É papel do Estado, dos agentes públicos e das forças vivas da sociedade romper com a cultura da invisibilidade e reconhecer o papel das mulheres na construção do conhecimento e das forças sociais. Como diz o movimento de mulheres: Lugar de mulher é em todo lugar”.

Por *Inácio Arruda

patentes

A gestão pública e a comunidade acadêmica precisam priorizar a visibilidade das mulheres na Ciência. A participação feminina só cresce nos cursos de pós-graduação, grupos e laboratórios de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento, repetindo a necessidade de ampliação do protagonismo feminino na sociedade em geral.

Historicamente, por conta da divisão social e sexual do trabalho, coube às mulheres o que se entendeu por muito tempo como espaço privado, com protagonismo para o trabalho de reprodução social. Tal fato acabou por tornar a participação das mulheres na política, na ciência, nas artes, na filosofia invisível à história oficial.

É papel do Estado, dos agentes públicos e das forças vivas da sociedade romper com a cultura da invisibilidade e reconhecer o papel das mulheres na construção do conhecimento e das forças sociais. Como diz o movimento de mulheres: Lugar de mulher é em todo lugar.

Que venham mais cientistas, mais pesquisadoras, mais mulheres de todas as áreas do conhecimento, colaborando para um Ceará mais justo e humano, com mais Ciência e Tecnologia para todo@s.

*Inácio Arruda é secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.