Dia Mundial do Consumidor: Procon Fortaleza terá semana de serviços

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) prepara uma semana especial de serviços para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado na próxima quinta-feira (15). Neste ano, o Procon quer esclarecer lojistas e empresários sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores com deficiência.

Procon Fortaleza

O órgão municipal de defesa do consumidor ouviu de associações e instituições de pessoas com deficiência as demandas nesta área, como a falta de acessibilidade nos provadores para cadeirantes, bem como rampas de acesso ou elevadores.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, acredita que a campanha conscientizará os empresários da capital sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores com deficiência. "Ouvimos cerca de 10 instituições que representam portadores de deficiência e ficamos sensibilizados com as dificuldades de consumidores que deveriam ter os mesmos direitos do cidadão sem deficiência, como garante o Código de Defesa do Consumidor (CDC)", disse.

Procon na Regional

Durante a semana de atividades, o Procon também vai lançar o projeto "Procon na Regional". No dia 15/3, será assinado termo de parceria entre o órgão e a Regional V, que tem como objetivo descentralizar os serviços do Procon pelos bairros da capital.

"A ideia é que possamos expandir esse atendimento descentralizado nas demais regionais de Fortaleza, fazendo com que o consumidor seja atendido no bairro onde mora, sem ter que se deslocar ao Centro ou aos núcleos dos vapt vupts de Antonio Bezerra e Messejana, locais onde já estamos", esclareceu a diretora Cláudia Santos.

Serviço

Semana do Consumidor de 12 à 15/3.
Tema: Consumidor com deficiência – "dignidade e respeito".

Segunda-feira (12/03)

Evento 1

Abertura da Semana do Consumidor com lançamento da Campanha Consumidor com deficiência – "dignidade e respeito"; assinatura de parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), que prevê acessibilidade para o consumidor com deficiência; café com o consumidor.
Horário: 8h30
Local: Procon Centro

Evento 2

Procon Móvel (abertura de reclamação / denúncia / material educativo)
Horário: das 9h às 12h.
Local: CDL Fortaleza (Rua 25 de março, 882, Centro)

Terça-feira (13/03)

Procon Móvel (abertura de reclamação / denúncia / material educativo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Associação de Cegos do Estado do Ceará – Acec (Rua Odilon Soares, 39, bairro Farias Brito.

Quarta-feira (14/03)

Procon Móvel (abertura de reclamação / denúncia / material educativo)
Horário: das 9h às 12h
Local: Associação dos Moradores do Planalto Itaperi – Ampi (Praça Marechal Rondon, s/n, Parque Dois Irmãos).

Quinta-feira (15/03) – Dia Mundial do Consumidor

Assinatura do Termo de Parceria: "Procon na Regional" (Regional V); entrega da comenda "Amigo do Consumidor".
Horário: 8h30
Local: Procon Centro