Eliana Gomes: Olinda Marques receberá Medalha Boticário Ferreira

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta sexta-feira, 23 de março, sessão solene para entrega da Medalha Boticário Ferreira à Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), Olinda Marques. A honraria é considerada a mais importante comenda do município de Fortaleza e foi proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB). O evento acontece às 19h, no Plenário da Câmara, Rua Thompson Bulcão, 830, bairro Patriolino Ribeiro.

Olinda Marques

Olinda Marques é socióloga e urbanista por formação, egressa da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi diretora geral da ONG Cearah Periferia. Entre os diversos projetos sociais que atuou, realizou intercâmbio em diversos países, como África do Sul, Alemanha, França, México e Chile. Coordenou por 5 anos a rede de Habitação Popular (NUHAB), vinculada ao Fórum Nacional de Reforma Urbana e foi Conselheira Nacional das Cidades.

Na gestão pública, tem experiência de 12 anos. Foi presidente da então Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Também foi Secretária da Secretaria Executiva Regional III de Fortaleza e desde 2013 é secretária executiva da Habitafor.

Reconhecida liderança do movimento popular, Olinda é lembrada sempre pela responsabilidade e sensibilidade no trato com os movimentos sociais. “Amo pessoas e sei que com minha ajuda transformo a sociedade em um espaço mais justo e democrático”, comenta a gestora da Habitafor.

Uma grande amiga

Eliana Gomes destaca que a homenagem a Olinda é mais que o reconhecimento público da força, determinação e coragem pra lutar da socióloga. É sobretudo a celebração de uma parceria e amizade que dura décadas. “Tenho orgulho de junto desta mulher de luta e coragem ter construído uma militância e uma amizade. Juntas, tocamos projetos e obras que beneficiaram milhares de pessoas em Fortaleza. Estaremos sempre juntas, minha grande amiga. Você merece todas as homenagens”, enfatiza a vereadora.

Comenda

A Medalha Boticário Ferreira premia o mérito cívico do cidadão ou da cidadã que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços à coletividade e dedicação ao serviço público. Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo foi um político, farmacêutico e militar fluminense que chegou a Fortaleza em 1825. Foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1843 a 1849 e de 1850 a 1859. Em sua homenagem foi renomeada a Praça Municipal para Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, e é concedida a Medalha Boticário Ferreira pela Câmara Municipal.