Eliana Gomes receberá título de cidadã de Fortaleza

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) receberá, na próxima terça-feira (03), o título de cidadã de Fortaleza. A homenagem é concedida pela Câmara Vereadores da Capital a personalidades que prestaram serviços relevantes ao município.

Eliana Gomes receberá título de cidadã de Fortaleza

A outorga da honraria foi proposta pelo primeiro-secretário da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Idalmir Feitosa (PR), e aprovada no Legislativo fortalezense. A solenidade de entrega acontecerá no Plenário Fausto Arruda, na Câmara, às 19 horas.

Eliana Gomes é educadora social e natural de Canindé-CE. Veio para Fortaleza no início dos anos 1970. Iniciou sua militância no movimento popular há mais de vinte anos, fundando a associação de moradores do bairro onde mora fundadora, a Associação Comunitária do Bairro Ellery (ACBE). Depois, foi presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), por duas gestões. É sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza. É fundadora também do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher.

Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início dos anos 1980, compondo a base do partido no Bairro Ellery, depois membro do distrital da Barra da Ceará. Eliana também foi integrante do Centro Popular da Mulher (CPM) e compõe a União Brasileira de Mulheres (UBM). É vice-presidente do Comitê Municipal do PCdoB e integra a Comissão Estadual do Partido.

Eliana foi coordenadora de ação comunitária da então Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) de 2005 a agosto de 2007. Deixou a gestão municipal quando assumiu a vaga de vereadora, na Câmara Municipal de Fortaleza, em 31 de agosto de 2007.

A primeira mulher comunista a ocupar a Câmara Municipal de Fortaleza, 4ª maior cidade do país, Eliana chegou ao parlamento como liderança popular e feminista de diálogo amplo e intenso com os diversos setores da nossa sociedade, debatendo, realizando audiências, indicando e propondo projetos para melhorar a vida da nossa gente.

Em 2009 assume como vereadora de Fortaleza, agora para um mandato de quatro anos. Eliana logo destacou-se na defesa da habitação e da moradia digna, do planejamento urbano com democracia, da participação social, do meio ambiente e da urbanização de diversas áreas da cidade. Sua atuação também se destacou no direito das mulheres, nos direitos e na diversidade humana, na promoção de políticas para educação, cultura, esportes e juventude, na segurança e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes em Fortaleza. Também neste mandato, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso da Câmara Municipal e líder do PCdoB na CMFor. Compôs, ainda, a Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso.

Reconhecida liderança, Eliana assumiu em 2013 a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), convidada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). Lá, liderou a maior política de habitação da Cidade, com a ampliação do programa Aluguel Social (lei de sua autoria), entrega e contratações de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e a titularização, com registro em cartório, de casas construídas pela Prefeitura de Fortaleza (também legislação de sua autoria).

A militante deixou a Secretaria em março de 2016, para voltar a concorrer à vaga na Câmara de Fortaleza. Obteve 5.593 fotos, ficando como primeira suplente da coligação Fortaleza Pra Vencer (PSD/DEM/PCdoB/PMB). Com a nomeação do vereador eleito Evaldo Lima (PCdoB) para a segunda gestão do prefeito reeleito Roberto Cláudio, Eliana assume a vaga de vereadora titular, na legislatura que se iniciou em janeiro 2017.

Dessa forma, na terceira passagem pelo legislativo, a comunista é responsável por novos projetos e elaborações que colocam em primeiro lugar o povo e a cidade. Eliana é uma das recordistas de produção, sendo a quarta parlamentar mais produtiva, com ações que levam em consideração as propostas de requalificação urbana, saneamento básico e funcionamento de equipamentos públicos, além da discussão de questões fundamentais para a cidade.

A liderança popular coloca que o seu principal compromisso, portanto, na Câmara Municipal, é lutar mais uma vez por democracia, cidadania e vida digna para quem mais precisa. “Durante toda a minha vida, desde quando saí de Canindé para vir com a minha família para Fortaleza em busca de oportunidades, percebi que o nosso povo, assim como eu, filha de operários, necessitava mesmo era de cidadania. Ofereço, diariamente, a minha vida a esta luta. Mais uma vez conto com cada um e cada uma para juntos defendermos os interesses do povo de Fortaleza, do Ceará e do Brasil”, disse Eliana Gomes durante a posse na atual legislatura.

Serviço

Sessão Solene de entrega do Título de Cidadã de Fortaleza à vereadora Eliana Gomes

Terça-feira (03 de abril de 2018), às 19h
Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro).