Pauta ambiental deve unir municípios do litoral paulista

Os desafios das mudanças climáticas e outras demandas comuns das gestões municipais levaram secretários a se organizarem em ações coletivas e regionais

Secretarios meio ambiente

Secretários do Meio Ambiente dos 16 municípios do litoral paulista começam a se organizar em torno de uma pauta única e comum a todos: como preparar as cidades para os impactos das mudanças climáticas que já se fazem sentir, sobretudo, nas regiões costeiras?

A inspiração veio dos resultados do Programa Verão no Clima, que o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último verão com a adesão dos 16 municípios do litoral, além do apoio da iniciativa privada, de organizações do terceiro setor e com grande participação da sociedade.

No encerramento do programa, o secretário de estado do Meio Ambiente Maurício Brusadin incentivou os secretários municipais a manterem a mobilização em ações coletivas, tendo a causa ambiental como ponto de convergência para delinear políticas públicas regionais, independente das questões político-partidárias que identificam as gestões municipais.

Sugestão aceita, os secretários municipais fizeram uma primeira reunião no Guarujá, dia 28 de março deste ano, quando formalizaram a ideia por meio de um manifesto assinado por todos (veja o Manifesto).

Agora partem para o próximo passo: um encontro em Cananeia, dias 24 e 25 de maio, para um debate mais profundo sobre as demandas comuns dos municípios, incluindo a questão da gestão dos resíduos sólidos e o conceito de cidades inteligentes, além da questão das mudanças climáticas.

Os secretários Sidnei Aranha (Guarujá) e Erick Batista (Cananeia) são os responsáveis pela organização do evento, que contará com especialistas nos referidos temas para nortear os debates. O secretário Maurício Brusadin deverá prestigiar o evento, que poderá contar também com a presença do governador Márcio França.

Serviço

II Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Litoral Paulista
Data: 24 e 25 de maio de 2018
Local: Hotel Costa Azul – Cananeia-SP
Mais informações: meioambiente@cananeia.sp.gov.br