Secitece: Gestão pública, academia e setor produtivo debatem CT&I

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, foi uma das convidadas da reunião do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Ceará (Cointec/Fiec), presidido por Sampaio Filho e que aconteceu na última semana, durante almoço na sede da Fiec. Nágyla falou sobre as estratégias e ações em Ciência, Tecnologia e Educação Superior no Ceará e a importância de um trabalho conjunto com o setor produtivo.

Secitece: Gestão pública, academia e setor produtivo debatem CT&I

Uma gestão pública, unindo a academia e o setor produtivo é uma das metas da nova secretaria, que destacou o papel da Secitece como a grande articuladora de toda a área de CT&I do Estado. “Até pouco tempo esse sistema não dialogava”, disse, lembrando que é preciso dar continuidade aos programas que nasceram nessa gestão, como por exemplo as turmas do mestrado do ITA sobre Aeronavegabilidade.

Nágyla destacou também a necessidade de trabalhar junto com o setor produtivo, com planejamento, impedindo a sobreposição de ações. “Precisamos colocar toda essa máquina para funcionar em prol do desenvolvimento do Ceará e da diminuição das desigualdades”, acrescentou.

A secretária lembrou ainda a ação do Governo do Ceará, que destinou 1,01% da receita tributária líquida do Estado para Ciência e Tecnologia. “Esta foi a grande revolução do setor. Em 10 anos, quando esses recursos chegarem a 2%, teremos quadruplicado o valor dos atuais 500 milhões de reais para 2 bilhões de reais”, informou. “Uma vitória da comunidade, da academia, do povo cearense”.

Nágyla finalizou sua participação na reunião do Cointec dizendo que não existe progresso sem ciência e tecnologia. “Estamos aqui para fazer ciência com relevância, com qualidade, com o Estado sendo o grande indutor do setor de CT&I”.