Inovação Senai: Secitece apresenta iniciativas estaduais de CT&I

A Secitece esteve presente no evento "Inovação Senai", que aconteceu na última sexta-feira (25), no Museu da Indústria, em Fortaleza. O encontro reuniu empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas com um só objetivo: disseminar a inovação, em especial, no setor industrial.

Inovação Senai: Secitece apresenta iniciativas estaduais de CT&I

Uma das palestrantes do evento, a secretária Nágyla Drumond defendeu a revisão da legislação estadual sobre o tema e a importância de uma agenda institucional para a inovação, inclusive a longo prazo, e que não leve em consideração interesses conjunturais. Neste sentido, Nágyla enfatizou o empenho do Governo do Estado com a construção da plataforma Ceará 2050, que traça uma série de ações estratégicas para vários setores, incluindo o de CT&I.

A secretária também apresentou algumas iniciativas na área de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, a exemplo do Programa Corredores Digitais, que sextuplicou o número de municípios atendidos e vem incentivando a criação de novos negócios. Para garantir a capilaridade e a penetração da iniciativa por todo o Estado, a Secitece tem utilizado como base equipamentos públicos já existentes, como os CVTs espalhados pelo interior.

Nágyla ressaltou ainda o destaque que os estudantes do Ceará têm alcançado em competições mundiais de Inovação, como na Imagine Cup 2018, em que uma equipe cearense alcançou a 6ª posição na final latino-americana, desenvolvendo uma solução para diagnóstico remoto do diabetes.

"É preciso que compreendamos nosso potencial e saiamos dessa etapa da constatação. Nós já temos os agentes e a inteligência. Precisamos agora criar uma liga e uma ambiência, com diálogo e entendimento, sendo o governo o maestro de uma operação que conceba a Inovação de forma palpável: ou seja, para melhorar a vida do povo", finalizou a secretária da Secitece.