Secitece: Ciência e Tecnologia na agenda do Ceará 2050

A Ciência e a Tecnologia deverão ganhar ainda mais destaque na agenda estadual pelos próximos 30 anos. O setor esteve no foco das discussões do seminário “O Ceará que Será em 2050”, que acontece nestas terça e quarta-feira (15 e 16/5), no Centro de Eventos, em Fortaleza. A atividade é uma extensão do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, concebido pelo Governo do Estado.

Secitece: Ciência e Tecnologia na agenda do Ceará 2050

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, foi uma das convidadas da mesa redonda que mostrou exemplos de sucesso na criação de planos a longo prazo. Ao lado de representantes da Prefeitura de Fortaleza e da Fiec, Nágyla apresentou um pouco do caminho trilhado para a formatação do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Foram sete meses de trabalho, em que sentamos com atores de diversas regiões, porque não tínhamos como pensar um plano só a partir de Fortaleza. Por isso, estivemos no Sertão Central, no Cariri e Região Norte, dialogando com empresas, centros de pesquisa, trabalhadores (…). pois no meio do diálogo, é o Estado quem deve ser o maestro dessa operação."

Nágyla defendeu o engajamento dos representantes do governo na efetiva implementação dos projetos. “O plano é do povo, é do Ceará. Se não entendermos dessa forma, vamos colocar esses estudos debaixo do braço, apenas para nosso deleite. Um plano precisa ter resultados que só podem ser mensurados se tivermos prioritariamente o objetivo de elevar a qualidade de vida da nossa população. É preciso reunir os grandes agentes que atuam no Estado numa mesa e deixar as divergências de lado, focando naquilo que coloca o Ceará para frente”, reforçou.

A secretária da Secitece enfatizou que "planejamento não se faz sem coragem” e lembrou a decisão do Governo do Ceará, que destinou 1,01% da receita tributária líquida do Estado para Ciência e Tecnologia. “Em 10 anos, quando esses recursos chegarem a 2%, teremos quadruplicado o valor dos atuais R$ 500 milhões para R$ 2 bilhões".

A secretária da Secitece aproveitou para destacar a importância da C&T estar presente em todas as esferas de governo e ser percebida como uma potencialidade do Estado. "A Ciência e a Tecnologia precisam ter uma agenda em todas as secretarias. Seja na Pesca, na Saúde, na Educação, na Gestão Pública (…) O Ceará não é apenas duna, vento, mar e sol. Temos um patrimônio de C&T que pode estar escondido nos mais diferentes rincões. Nosso papel é fortalecer essa ambiência".

Sobre o Ceará 2050

Para planejar as próximas três décadas de maneira sustentável é que o Governo do Estado lançou, em outubro de 2017, o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. Integrando o Ceará Sustentável, um dos principais alicerces do projeto Os 7 Cearás, o Ceará 2050 vai traçar mecanismos para acelerar o desenvolvimento econômico e humano para as próximas três décadas.

O seminário “O Ceará que Será em 2050” é uma das atividades desse plano. No evento estão sendo mostradas práticas desenvolvidas em outros estados e países (benchmarking) para avaliar se é possível utilizar os métodos para o desenvolvimento no Estado. Outro destaque do seminário é a palestra ‘Conferência Magna – Inovação e Desenvolvimento: construindo o futuro que queremos’, apresentada por Rivadávia Alvarenga Neto, ex-presidente da holding de Educação Executiva HSM. O evento é gratuito, com transmissão via Facebook (/Ceara2050).