5 de junho: FALE-RIO realizará Plenária no Sindicato dos Jornalistas

 A Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação no Rio de Janeiro (FALE-RIO) realizará na próxima terça-feira, 5 de junho, uma importante Plenária na capital fluminense.

falerio

O evento será realizado a partir das 18h no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, localizado na Rua Evaristo da Veiga, 16 / 17º Andar, Cinelândia –  Centro.

Confira na íntegra a convocação para a Plenária: 


Plenária da Fale-Rio – Diante de Ataques à Democracia, Lutar para Defender o Direito à Comunicação!

O golpe do impeachment recém completou 2 anos (17 de abril), seguido de outros golpes, pseudo reformas com perdas de direitos, prisão de Lula, perseguição a movimentos sociais, disseminação da cultura do ódio e da intolerância, tiros na caravana e no acampamento’ Lula, Livre!’, assassinato de lideranças populares (Marielle, Vive!), sucessivos ataques à liberdade de expressão (censura nas artes, perseguição a blogueiros progressistas e comunicadores populares, demissão de jornalistas independentes, corte de verbas para mídias populares e alternativas, desmonte da EBC), Estado de Exceção sendo implantado cotidianamente em nosso país. Sabemos que este golpe ora em curso teve e tem a participação de vários atores, entre os quais os políticos fisiológicos e conservadores, a elite empresarial, o Judiciário parcial, mas principalmente o principal partido político das elites: a mídia privada.

Hoje, mais do que nunca, nosso movimento precisa demonstrar força, união, coerência e capacidade de ação política. Por isso, conclamamos a todas as entidades e movimentos que sabem que a luta pela democratização da comunicação é parte importante e fundamental da agenda democrática das forças progressistas a cerrarem fileiras com o nosso movimento, e a garantirem a presença de representantes em nossa próxima reunião/plenária mensal. Nossa sugestão de pauta:

 1. Uma plataforma estadual para uma Comunicação Democrática: baseado na experiência de anos anteriores, vamos discutir as linhas centrais de uma plataforma para uma Comunicação Democrática em nosso Estado, como ferramenta de diálogo e intervenção nas Eleições de 2018, que já se aproximam. Esta mesma plataforma poderá ser a nossa contribuição para a proposta do Congresso do Povo Brasileiro, que já está em processo de construção coletiva em todo o país, organizado pela Frente Brasil Popular e suas mais de 80 entidades nacionais.

2. Campanhas/Plano de Ação: Fruto de debates nas nossas reuniões mensais anteriores, vamos aprovar e encaminhar algumas campanhas e ações prioritárias em nosso Estado, tendo como referência o Plano de Ação recém aprovado na XXI Plenária do FNDC. Entre elas, a campanha Abaixo a Rede Globo!, contra o monopólio e a manipulação da informação, a campanha Em Defesa da EBC e da Comunicação Pública!, com foco na denúncia do atual desmonte da EBC, a continuação da campanha Calar, Jamais!, nesta etapa acoplada à iniciativa e às ações da recém criada Comissão Popular da Verdade, e a proposta de organização de debates e palestras nas principais universidades/faculdades do RJ sobre os temas do nosso movimento, além de outras que possam ser sugeridas.

3. Reorganização da FaleRio: Como já debatemos em outras ocasiões, não há movimento social vitorioso sem uma vanguarda organizada, sem um pequeno grupo que chame para si as principais tarefas de coordenação do nosso movimento (organização, comunicação, mobilização, representação institucional). Precisamos eleger uma nova coordenação que consiga dar conta desses desafios, para manter nosso movimento vivo nesta conjuntura tão adversa.