Instituições debaterão Segurança Pública em Seminário Internacional

Em busca da pluralidade de posições e contribuições que potencializem as políticas públicas na área da segurança pública, o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, realizado pela Assembleia Legislativa, conta com a parceria de três universidades do Ceará, além de instituições de outros estados e países. O evento acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de junho, no prédio anexo II da AL.

Instituições debaterão Segurança Pública em Seminário Internacional

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), ressalta que o Seminário Internacional tem o objetivo de “oferecer à sociedade cearense e brasileira alternativas que contribuam para solucionar o problema da violência que aflige todo o nosso País”. E, para alcançar tal propósito, o envolvimento das universidades, pesquisadores, especialistas e estudantes é essencial.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) são parceiras do evento organizado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL.

A reitora da Unifor, professora doutora Fátima Veras, indica que a instituição mantém grupos de estudos sobre segurança pública em áreas como ciências jurídicas, saúde pública e psicologia. “Com essa experiência, podemos oferecer subsídios ao debate sobre esse assunto, alinhando teoria e prática e vendo a melhor forma de contribuir para o aprimoramento da segurança pública”, afirma.

O reitor da UFC, professor doutor Henry Campos, afirma ser assustadora a escalada da violência urbana e a forma como se espalha pelas regiões interioranas. Ele aponta que o assunto necessita da atenção de todos os segmentos da sociedade e instituições. Ressalta ainda que a UFC possui estudos aprofundados sobre violência e pode enriquecer o debate sobre o tema.

O reitor da Uece, professor doutor Jackson Sampaio, explica que a produção de conhecimento pode ajudar a decifrar e a enfrentar a codificação da violência em suas diferentes formas. “A complexidade do momento atual requer cada vez mais conhecimento para definir soluções para problemas complexos”.

O comitê técnico-científico do seminário é formado pelo secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, José Mailson Cruz; a advogada e assessora executiva parlamentar da AL Luiza Perdigão; os professores doutores César Barreira e Luiz Fábio Paiva, da UFC; os professores doutores Glaucíria Mota e Geovani Jacó, da Uece, e o professor doutor Nestor Sampaio, docente da Unifor e da UFC.

O coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Conflitualidade e Violência da Uece, professor Geovani Jacó, explicou que a programação do seminário agrega diferentes perspectivas de análise sobre segurança, direitos, violência e paz. “O seminário traz reflexões com viés acadêmico, mas também apresenta experiências dos gestores de segurança e o olhar da sociedade. Tudo foi pensado para trazer para a sociedade questões fundamentais para a compreensão do que é segurança pública”, ressalta.

José Mailson Cruz, do Conselho de Altos Estudos da AL, reitera que o evento buscará oferecer informações científicas que possam colaborar para projetos de lei e políticas públicas propostas e implementadas pelos Poderes Legislativos estaduais e Federal.

A segurança pública será debatida durante quatro dias em mesas, conferências e fóruns, que contarão com a mediação de pesquisadores de instituições cearenses e a colaboração com argumentos, análises e propostas de profissionais de diversos estados e países.

Sindjorce mediará debate

A conferência de abertura do evento debaterá o pacto federativo e a segurança pública no Brasil, com Ciro Gomes, ex-ministro da Integração Nacional, no dia 5 de junho, às 18 horas, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da AL. A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, mediará a mesa Sistema de Justiça: o que fazer quando faltam o delegado, o defensor público, o promotor e o juiz?”, que acontecerá no dia 7 de junho, às 12h.

A programação do evento conta com seis mesas temáticas, oito fóruns e quatro conferências, que devem acontecer no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes e nas salas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Conforme a assessoria do Conselho de Altos Estudos da AL, as mesas discutirão macroquestões desterritorializadas relacionadas com a política de segurança pública; os fóruns serão para discussões de corte territorial, privilegiando o público jovem e universitário, enquanto as conferências serão realizadas por personalidades de renome, com experiência no campo da gestão e do estudo das políticas públicas.

Entre os temas abordados: estado prisional; tecnologia, inteligência e segurança pública; direitos humanos e políticas de segurança pública; crimes cibernéticos; feminicídio; coletivos, movimentos sociais e políticas de segurança; políticas de reversão à violência; a inteligência como ferramenta de prevenção à violência, entre outros.

Serviço

Seminário Internacional sobre Segurança Pública

Dias 5, 6, 7 e 8 de junho de 2018, no prédio anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (rua Barbosa de Freitas, 2674)

Programação e inscrições