Nazaré Antero é destaque na luta em defesa das mulheres e de Lula

No dia em que o país comemora os 12 anos da Lei Maria da Penha, uma das maiores conquistas em defesa das mulheres, outra cearense e feminista tem destaque na mídia. Nazaré Antero foi a personagem escolhida por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do ex-presidente Lula, para representar a data em sua rede social.

Nazaré Antero é destaque na luta em defesa das mulheres e de Lula - Ricardo Stuckert

No seu perfil oficial no Instagram, Stuckert retratou o sorriso sempre aberto, seu já tradicional chapéu e as palavras firmes de uma mulher que tem a vida marcada pela luta em defesa de democracia e justiça. Na legenda da foto, ele destaca que Nazaré Antero “sabe exatamente os preconceitos e dificuldades que muitas mulheres enfrentam”.

A ele, ela contou que desde os 15 anos atua em diversos movimentos feministas. "Eu fui uma pessoa muito reprimida pelo meu pai. Não podia nem estudar. Consegui fazer faculdade depois de muita luta. Tive que estudar escondida. A luta das mulheres é universal. Nós somos cerceadas o tempo todo. Por isso, a nossa luta é constante. Ao logo da minha vida, participei de vários movimentos feministas. Meu sonho é que as mulheres tenham direitos iguais, que possam ser valorizadas, que possam, politicamente, ocupar cargos em defesa de todos os brasileiros e, em especial, das mulheres", defende.

Ao se ver no perfil da rede social, Nazaré ratificou sua luta pelas mulheres. Em um comentário, agradeceu a Lula por ter oficializado a lei que garante segurança e dignidade às mulheres vítimas de violência. “Hoje, 7 de agosto, celebramos 12 anos da publicação da Lei Maria da Penha, grande legado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Obrigada”.

Luta e ousadia

E quem participa da vida política no Ceará, certamente já a viu em atos, caminhadas e manifestações em Fortaleza. Membro do movimento “Mulheres do Ceará com Dilma”, Nazaré está sempre presente onde quer que tenha luta.

Dentre tantas outras ações, Nazaré foi uma das voluntárias que, durante uma semana, participou ativamente do Acampamento Lula Livre, em Fortaleza. Além de levar donativos, apoio e solidariedade, ela ajudou a bordar uma colcha de retalhos feita pelas mulheres cearenses para Lula. “O que me move é uma resistência gritante, de indignação com toda violência que estamos sofrendo, principalmente com o que fizeram com nosso presidente. Lamento que ele tenha que ter sido preso para que mexesse com o coração das pessoas”, afirmou.

Mais

O movimento “Mulheres do Ceará com Dilma” surgiu em 2014, após as ofensas sofridas pela presidenta durante a abertura da Copa do Mundo realizada no Brasil, onde Dilma foi duramente ofendida pelo público que estava no Itaquerão, em São Paulo, no dia 12 de junho de 2014. Logo um grupo foi formado por pessoas comprometidas com as causas das mulheres nas redes sociais. A partir de então foi construído um manifesto em defesa de Dilma e das mulheres, que foi distribuído em pontos de concentração da Copa em Fortaleza. A indignação impulsionou as amigas a se reunir semanalmente e pensar em ações concretas para defender Dilma. O movimento tem o objetivo de incentivar a participação das mulheres na política. E até hoje, mulheres e homens estão sempre presentes em atos suprapartidários, sempre em defesa da democracia.