Dia do Basta: Cearenses participarão de manifestação nacional

Manifestantes de todo o país voltam a ocupar as ruas nas maiores cidades brasileiras na próxima sexta-feira (10) para dizer: Basta! Organizado pelas centrais sindicais (CUT, CTB, Força Sindical, Intersindical, UGT, NCST e CSP-Conlutas), partidos de esquerda e movimentos sociais, os atos mobilizarão trabalhadores em paralisações, atrasos de turnos e passeatas contra o desemprego, a retirada de direitos e toda a agenda de retrocessos imposta pelo atual governo ilegítimo.

Dia do Basta: Cearenses participarão de manifestação nacional

Em Fortaleza, servidores públicos, militantes, sociedade civil organizada, trabalhadores de diversas categorias, sindicalistas, representantes de partidos aliados, membros das diversas frentes dos movimentos sociais, sindicatos e federações estarão unidos novamente na luta em defesa dos trabalhadores, por mais direitos e contra os desmandos do governo golpista. A concentração será a partir das 8h, na Praça da Bandeira, com caminhada pelas ruas do Centro, região de maior concentração popular da capital.

Basta!

Atualmente, o Brasil possui 13,2 milhões de desempregados, o dobro do que foi registrado em 2014. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), são 27,7 milhões de pessoas sem emprego, subocupadas (que fazem algum tipo de bico/freela) ou desalentadas (que desistiram de procurar algo e entraram em estado de desânimo).

No Governo Temer, os preços de produtos essenciais ao povo têm sido aumentados muito acima da inflação, acumulada em 8,73%. Enquanto isso, a gasolina aumentou em mais de 31%, o etanol em 22,6%, o diesel 14.3% e o botijão de gás 17,2%. A energia elétrica subiu 18,8% em 12 meses. Considerando apenas o período a partir julho de 2017, o preço da gasolina subiu 50,04% e do diesel 52.15%, 25 vezes a inflação que foi em média de 2% neste período.

A terceirização irrestrita e a reforma trabalhista, aprovadas durante o governo golpista, retiraram direitos históricos da classe trabalhadora e precarizaram o trabalho, além de fragilizar os sindicatos e dificultar o acesso à Justiça do Trabalho.

Atualmente, 61,2% das famílias brasileiras estão endividadas. Os dados apresentados pela Pesquisa Envidamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) apontam ainda que a maioria da população não consegue pagar as mensalidades dos cartões de crédito (76,4%), outros 16,6% dos consumidores não conseguem pagar os carnês e 10,4% os empréstimos pessoais.

Mais

Os protestos deste dia 10 de agosto exigem também o fortalecimento da democracia, a retomada do crescimento, com geração de emprego de qualidade, além da liberdade de Lula e a garantia do direito de ele concorrer às eleições como candidato à Presidência.

Serviço

Dia do Basta!

Data: Sexta-feira (10)
Concentração a partir das 8h, na Praça da Bandeira (em frente à Faculdade de Direito da UFC)