OAB pede reflexão sobre discursos de ódio no processo eleitoral

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do seu presidente Cláudio Lamachia, emitiu nota na qual condena o ataque a Jair Bolsonaro e pede serenidade para garantir um ambiente saudável para a realização das eleições. A entidade afirma ainda que cabe uma refexão sobre o momento marcado por discursos de ódio e apologia à violência.

OAB Lamachia

Para a OAB, a democracia não comporta atos de violência como o que ocorreu com o candidato Jair Bolsonaro, vitimado por um ataque na tarde desta quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG). Segundo a entidade, “a realização das eleições em ambiente saudável depende da serenidade das instituições e militantes políticos”. A nota afirma também que “o processo eleitoral não pode ser usado para enfraquecer a democracia”.

Leia a íntegra da nota:

A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta repúdio ao ato de violência praticado contra o candidato Jair Bolsonaro. A democracia não comporta esse tipo de situação.

A realização das eleições em ambiente saudável depende da serenidade das instituições e militantes políticos. O processo eleitoral não pode ser usado para enfraquecer a democracia.

Neste momento, cabe a reflexão a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência. Tudo isso apenas estimula mais violência, numa situação que prejudica a todos.

A OAB acompanha atenta o desdobramento desse fato. É preciso que todas as forças políticas possam participar do pleito e que os eleitores tenham assegurado o direito à livre escolha.

Cláudio Lamachia
Presidente