Fortaleza: Aplicativo compara preços de alimentos em supermercados
A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) lançou, na última terça-feira (11), o aplicativo "Proconomizar" com preços de alimentos e produtos nos supermercados da capital. O aplicativo, desenvolvido em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), permite que o consumidor pesquise uma lista individual de produtos, a partir de sua preferência e necessidade.
Publicado 12/09/2018 10:13 | Editado 04/03/2020 16:22
Com o novo "app", o consumidor poderá consultar, por exemplo, onde estão os preços mais baratos e os mais caros nos supermercados da capital. Será possível ainda visualizar os preços nas regionais com localização do supermercado no "google maps" com opção de rota para encontrar o estabelecimento.
Toda a pesquisa realizada do Procon Fortaleza nos supermercados passa a ser virtual. A mudança traz agilidade na publicação e acesso aos dados, pois os preços dos 60 produtos coletados pelos pesquisadores nos supermercados vão direto para o aplicativo Proconomizar que, automaticamente, já realiza as análises de preços e variações.
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, avalia que o aplicativo Proconomizar poderá influenciar na redução de preços. "O consumidor pode sair ganhando, pois os supermercados também acompanharão a concorrência de preços, e toda concorrência é saudável para o consumidor", disse.
A Diretora lembra que o aplicativo para denúncias continua sendo o app "Procon Fortaleza", que hoje já registra 42.000 downloads.
Como baixar
Aplicativo "Proconomizar", disponível nas plataformas android e iOS, este último em fase de implantação. Mais informações pela Central 151.