Venezuela passará a usar criptomoeda para intercâmbio comercial

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que a criptomoeda petro começará a funcionar como moeda de intercâmbio comercial e divisa convertível a partir de 1º de outubro. A criptomoeda é lastreada em petróleo e desde que foi lançada, em fevereiro deste ano, tem sido um sucesso de vendas.

Petro - Divulgação

"No dia 1º de outubro, o petro sai à rua a funcionar como moeda de intercâmbio de compra e divisa convertível, moeda digital petroleira da Venezuela para o mundo", disse o líder venezuelano.

O presidente afirmou durante uma reunião de ministros transmitida pela rádio e TV que nos próximos dias serão indicados os mecanismos de "lançamento e instalação definitiva" do petro.

A pré-venda da criptomoeda venezuelana com lastro em barril de petróleo foi lançada em fevereiro. No entanto, até hoje são desconhecidos os detalhes de sua comercialização e não existem mecanismos para sua aquisição na Venezuela, nem em divisas nem na moeda local, o bolívar.

Porém, Maduro afirmou que a criptomoeda servirá para fortalecer o bolívar, desvalorizado perante uma inflação que supera 100% mensal, de acordo com os indicadores publicados pela Assembleia Nacional, onde a oposição tem a maioria.