Cida Pedrosa: Nem mais nem menos 

Há 70 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) num mundo ainda traumatizado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, defendia a igualdade de direitos entre homens e mulheres para promoverem, juntos, o progresso social e melhores condições de vida para todos. Mas, até hoje, nós mulheres ainda não conseguimos exercer plenamente esses direitos.  

Cida Pedrosa: Por Marielle, Margarida, Dorothy - Divulgação

Em vez disso, estamos sob a ameaça de um perigoso retrocesso sociopolítico, com a disseminação de ideias misóginas e totalitárias que ameaçam conquistas alcançadas a duras penas.

Nesse momento dramático, em sintonia com os ideais de liberdade, justiça e fraternidade apregoados pela Carta Magna dos direitos humanos, a campanha Nem mais nem menos: Iguais que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, lança esta semana adquire importância vital. Em filmes curtos, spots para rádios, outdoors e cartazes, a campanha vai abordar questões fundamentais na pauta da luta pela igualdade entre homens e mulheres: equiparação salarial, divisão justa do trabalho doméstico, assédio sexual, direito à livre escolha, entre outras coisas.

O primeiro desses filmes de 60 segundos é um manifesto em defesa dos direitos das mulheres. Queremos deixar bem claro que não vamos aceitar retrocessos de espécie alguma em tempo algum. A luta pela conquista dos nossos direitos começou há mais ou menos um século e custou a vida de muitas mulheres, motivo suficiente para que não venhamos jamais a abrir mão de nenhum deles.

Não estamos apelando à condescendência da sociedade. Estamos exigindo respeito à Constituição, que assegura igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres. Para fazer o mesmo trabalho, queremos ganhar o mesmo salário. Também queremos dividir as tarefas domésticas que tanto nos sobrecarregam sem render qualquer reconhecimento. Mas, acima de tudo, queremos o direito de não ter nosso corpo violado; de poder andar nas ruas e no transporte público sem medo; de vestir o que quisermos, quando quisermos.

A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres é um dos objetivos do milênio, traçado pela ONU no ano 2000. Ainda assim, vemos cerceada nossa participação nos espaços de poder e em muitas funções tradicionalmente ocupadas pelos homens. Sem igualdade, jamais teremos um país justo e pacífico, pois a desigualdade é o combustível do desrespeito e do machismo que tanto maltratam e matam em nossa sociedade.

Publicado originalmente no Diario de Pernambuco.

(*) Cida Pedrosa é secretária da Mulher do Recife, advogada, poetisa e dirigente do PCdoB.