'Trabalho e educação tiram o país da crise', diz Haddad em Caxias do Sul

Em ato na cidade de Caxias do Sul, na serra gaúcha, nesta quinta-feira (27), o candidato à presidência da República, Fernando Haddad (PT), manteve o discurso que fez no debate do SBT e afirmou que o país vai sair da crise com geração de emprego e educação.

Haddad em Caxias do Sul - Ricardo Stuckert

“Tenho insistido em uma combinação virtuosa que vai tirar o país da crise: oportunidade de trabalho e educação. E o Rio Grande do Sul pode contribuir, porque tem sobra de talento aqui, é um estado desenvolvido e com um potencial enorme”, falou Haddad.

Ele lembrou que, durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff, foram criados mais de 1 milhão de novos empregos no Rio Grande do Sul. Disse também que os governos progressistas ampliaram 5 vezes o número de matrículas na rede federal de ensino técnico, passando de 5,4 mil em 2002 para 27.6 mil em 2015, só no Rio Grande do Sul.

“É impressionante a quantidade de vezes que eu vim aqui no Rio Grande do Sul para inaugurar Institutos Federais”, disse Haddad. “Tem muito jovem que não pode ir nem estudar, nem trabalhar. Mas nós sabemos que esses jovens têm talento e nós temos que dar oportunidades”, frisou.

Ele reforçou que no seu governo o apoio à indústria serão as bases para a geração de emprego. “É uma obrigação da União apoiar os estados. Nós temos que usar as contas do governo para fortalecer a indústria. O Rio Grande do Sul produz muita coisa que interessa ao povo”, enfatizou ele, citando a necessidade de voltar a fazer o estaleiro do Rio Grande crescer e produzir.

“Eles só pensam em vender. Nos anos 90 era assim: piscava os olhos e eles vendiam alguma coisa. Nós não vamos vender. Nós vamos investir”, salientou. “Eu vou dar um exemplo, a produção dos ônibus, o fórum naval e os estaleiros daqui da região estão todos parados. Tinha estaleiro aqui com mais de 20 mil postos de trabalho. Hoje você não tem 500 trabalhadores. Está faltando usar o poder de compra do próprio governo federal para alavancar a produção local”, acrescentou.

Como solução, Haddad diz que vai usar as compras governamentais para fazer novas encomendas para a indústria local e que, se não for dessa forma, o Rio Grande do Sul não conseguirá reativar sua indústria.

Manuela

Haddad aproveitou para destacar o papel de sua vice, Manuela d’Ávila, na campanha da coligação O Povo Feliz de Novo. Manuela foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre e a vereadora e deputada mais votada do Rio Grande do Sul.

“Quero agradecer os gaúchos pela Manuela, porque ela é uma cabeça jovem e revolucionária que vai nos ajudar a governar para todo o Brasil”, disse Haddad.