UNALGBT conclama o povo para defender democracia e lutar contra o ódio

Em carta, a União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT) chama atenção para a polarização de ideias e de discursos que tiveram consequências violentas e discriminatórias nas eleições de 2018 e conclamação à todos e todas para a em defesa da democracia e contra o ódio.

LGBT - TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Leia a carta na íntegra:

A TRANSFORMAÇÃO PASSA POR DEBAIXO DO ARCO ÍRIS

São paulo, 10 de outubro de 2018

A União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT, parabeniza todas as candidaturas de
LGBT de todo o Brasil. Para quase todos os cargos, houveram inscrições de candidaturas LGBT com as melhores intenções de disputarem e, de serem eleitas!

As eleições de 2018 foram marcadas por uma nova polarização de ideias e de discursos. De forma preocupante, ideias profundamente
violentas e discriminatórias foram apoiadas por parte considerável da população, ao passo que outras dezenas de milhões decidiram não apostar no ódio, e sim no argumento e no diálogo, enxergaram que a construção da paz e da união por um projeto de um Brasil
desenvolvido é possível.

Contra os direitos da população LGBT investiu-se em diferentes narrativas como a da "ideologia de gênero" do "kit gay"
nas escolas e muitas outras falácias com o objetivo de desqualificar nosso movimento e higienizar a sociedade nos devolvendo para os armários. No entanto, nossas candidatas e nossos candidatos não se deixaram abalar. Muito pelo contrário: disputaram para arrasar!

E assim fizeram bonito pelo Brasil inteiro, segurando firme a bandeira da paz e respeito na política, travando debates qualificados em torno da defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania nacional, essenciais para garantir os avanços civilizatórios
pelos quais lutamos.

Destacamos as candidaturas da UNALGBT, que, de norte a sul do país, reuniram a esperança de dezenas de milhares de brasileiras e brasileiros expressadas pelos votos investidos nas nossas diretoras e diretores, que apesar das dificuldades, tiveram grande apoio e conseguiram articular e dar início à uma carreira pública em defesa da pluralidade do nosso povo. Cabe ressaltar as candidaturas de Dani Balbi no Rio de Janeiro, Natasha Ferreira e Silvana Conti no Rio Grande do Sul, Mariana Franco e Luisa do Prado em Santa Catarina, Silvinha Cavalleire no Ceará, Gleik Silveira em Minas Gerais e Ricardo Lucas no Distrito Federal. E queremos celebrar também
as candidaturas LGBT de outras redes, movimentos, forças políticas e entidades que compõem a nossa luta, e as que apoiam estas bandeiras, dos mais diversos partidos, que também reuniram milhares de votos e, por todos os cantos da Nação elegeram pessoas compromissadas com bandeiras de luta defendidas historicamente, além de defenderem a felicidade do conjunto da sociedade.

Agora companheirada, mesmo com a reeleição de mandatos LGBT como o do Jean Wyllys e a eleição de três mulheres transexuais para deputadas estaduais; Érica Malunguinho da Silva por São Paulo, Erika Hilton e Robeyoncé Lima, por Pernambuco, temos um árduo desafio que é vencer o ódio, enterrar o fascismo, e para essa tarefa precisamos reunir todas as forças do campo democrático e lutar pelo nosso bem maior que é a democracia.

O ódio e a violência tomaram conta das ruas e redes sociais, precisamos usar do nosso amor e da nossa luta por mais direitos e liberdade de amar e colorir nosso país, mostrar para quem votou nulo ou em branco que precisamos devender o futuro da nossa nação, precisamos dizer para quem não foi votar que depende de nós decidir entre a liberdade e a ditadura do armamento.

Nossa tarefa agora é otimizarmos nosso tempo e ultilizarmos dos instrumentos e ferramentas disponíveis para ganhar mentes e corações para garantir o estado democrático de direito e mais respeito e dignidade para o povo brasileiro, não podemos permitir que o obscurantismo continue nos ceifando vidas e construindo muros entre o nosso povo, queremos o Brasil feliz de novo com desenvolvimento e respeito a diversidade e pluralidade que compõem nossa nação.

Estejamos, todas e todos, preparados para o próximo período, mais que nunca precisamos estar firmes na defesa intransigente da Democracia, da Laicidade e, do Desenvolvimento do Brasil.

Direção Executiva Nacional da União Nacional LGBT: