Procon Fortaleza realiza mutirão de renegociação de dívidas

Desde a última segunda-feira (15), consumidores endividados têm a oportunidade de renegociar dívidas com condições especiais de desconto e parcelamento do débito. É que o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) deu início ao mutirão de renegociação de dívidas, evento realizado anualmente com o objetivo de resgatar a dignidade e devolver o poder de compra ao consumidor.

Procon Fortaleza

O Procon espera realizar 2 mil atendimentos até a próxima sexta-feira (19/10). Os núcleos do Procon nos Vapt Vupts de Antonio Bezerra e de Messejana, bem como o núcleo da Regional V também participam do mutirão.

As empresas que aderiram ao mutirão assumiram o compromisso de oferecer condições diferenciadas para a quitação da dívida, inclusive com linha direta para solucionar os casos em tempo real.

Empresas participantes

Bancos, operadoras de cartão de crédito e financeiras

Banco do Brasil
Bradescard
Bradesco cartões
Banco Santander
Banco Itaú, cartões e empresas do Grupo
Banco Investcred Unibanco S.A.
Caixa Econômica Federal
Cartão Losango
Crefisa
Dibens Leasing S.A.
FIC Promotora de vendas
FortBrasil
Grupo Rede
Hipercard Banco Múltiplo
Luizacred S.A.
Microinvest
Marcep Corretagem de Seguros
Omni Soluções Financeiras
Provar Negócios de Varejo

Operadoras de telefonia e telecomunicação

Claro TV
Claro móvel
Net
Tim celular
Vivo

Concessionária

Enel CE

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, avalia que os descontos nas dívidas podem chegar a 90% do valor do débito. "Esta é uma boa oportunidade para o consumidor limpar seu nome, com condições especiais para pagamento da dívida, inclusive, parcelando seus débitos", disse. Mas a diretora alerta que o consumidor assuma o pagamento daquilo que conseguirá pagar, sob o risco de envidar-se novamente.

O Procon ressalta que, independentemente das empresas que já aderiram ao mutirão e que se comprometeram a resolver em tempo real o problema, o consumidor pode abrir reclamação contra qualquer empresa. No entanto, nestes casos, as empresas são notificadas para realização de audiência de conciliação.

Principais problemas

O número de consumidores da capital com problemas financeiros que procuraram o Procon Fortaleza tem aumentado sucessivamente nos últimos três anos. Saiu de 5.856 em 2015 para 7.957, em 2016, um aumento de 35,87%. No ano passado, os consumidores com problemas financeiros saltou para 8.505, uma elevação de 6.88%, se comparado com o período anterior. Os consumidores se queixam principalmente de cobrança indevida e de juros e multas abusivos.

Consulta CPF

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza), será possível consultar a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) durante o período de realização do mutirão.

Documentos

É preciso levar cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço e ainda de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa. Só podem participar consumidores residentes na capital.

Serviço

Mutirão de renegociação de dívidas

Período: de 15 à 19/10
Horário: das 8 às 17 horas
Locais de atendimento:
Procon Centro (rua Major Facundo, 869)
Procon vapt vupt Antonio Bezerra
Procon vapt vupt Messejana
Procon Regional V (avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Bonsucesso)

Mais informações pela Central de Atendimento 151