Procon Fortaleza aponta elevação de preços em supermercados da capital

A nova pesquisa do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgada na última quarta-feira (24) indica uma elevação de 0,49% nos preços de produtos e alimentos dos supermercados. No mês passado, a soma total dos preços ficou em R$ 425,48. Neste último levantamento, realizado entre os dias 9 e 11/10, a soma de todos os 60 produtos ficou em R$ 427,56.

Pandemia: ida ao supermercado deve ser cercada de cuidados

A Regional VI, onde estão bairros como Aerolândia, Passaré e Messejana, por exemplo, continua apresentando os preços mais elevados, se comparado com a pesquisa anterior. A pesquisa do Procon é dividida em itens de alimentação, carnes e aves, padaria, refrigerantes, frutas e verduras, higiene pessoal, limpeza doméstica e ainda cuidados e higiene infantil. Consulte todos os preços aqui.

O Procon ressalta que a variação de preços nos supermercados pode estar relacionada, além da concorrência entre os supermercados, à falta ou reposição de itens pesquisados, bem como à promoções e ofertas em dias específicos da semana.

Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza, lembra que uma boa pesquisa pode representar uma grande economia. "As compras começam ainda dentro de casa. Basta o consumidor acessar os dados pelo aplicativo Proconomizar e buscar os preços mais baratos", orientou.

A Diretora explica ainda que com o aplicativo Proconomizar, o consumidor pode selecionar uma lista individual de produtos, a partir de sua preferência ou necessidade. O app já está disponível na plataforma android e em implantação na iOS.

Pesquisa completa