IFCE inicia campanha contra o racismo

O Dia da Consciência Negra (20) está chegando, e neste ano o Instituto Federal do Ceará – por meio do Departamento de Comunicação Social (DCS) e dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabis) de Fortaleza e Boa Viagem – preparou uma campanha audiovisual contra o racismo.

racismo

A exemplo da campanha Setembro Amarelo, recentemente realizada pelo DCS em conjunto com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), a iniciativa oferece o “espaço de fala” para servidores e estudantes autodeclarados negros, cotistas raciais ou não, bem como a participação de um estudante africano integrante do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G).

Os vídeos serão exibidos toda terça e quinta-feira até o próximo dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, importante negro que lutava contra a escravidão. O primeiro vídeo foi produzido pela representação brasileira da Organização das Nações Unidas (ONU) para apresentar a Década Internacional de Afrodescendentes da ONU (2015-2024), da qual o Brasil é signatário.

Participaram da campanha as professoras Anna Erika Ferreira Lima (Neabi de Fortaleza) e Tatiana Paz Longo (Neabi de Boa Viagem), a assistente social Mayara Medeiros (Canindé), a estudante quilombola Ana Maria da Costa (Canindé) e o estudante africano Ghislain Gnimavo (Fortaleza). Os assuntos abordados são: o que é o racismo na lei brasileira, as práticas racistas e o papel do Neabi na promoção da igualdade racial no IFCE.

Segundo a chefe interina do DCS, Rebeca Casemiro, os produtos de comunicação também podem e devem contribuir com a formação cidadã proposta pela instituição. "Informar, conscientizar, esclarecer sobre marcos importantes no calendário de atividades do País faz parte da comunicação pública. Este ano, o DCS, em parceria com os mais diversos setores da instituição, tem intensificado ações nesse sentido, sobretudo com produtos de audiovisual que têm tido grande repercussão junto aos nossos públicos de interesse", comentou.

A ideia da campanha surgiu durante o curso de extensão Abdias Nascimento: comunicação e igualdade racial, do qual participaram a jornalista Cláudia Monteiro e a professora Tatiana Paz. O curso foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará e pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) entre os meses de agosto e outubro. "Foi muito satisfatório concretizar o projeto de conclusão do curso, tirá-lo do papel e torná-lo uma campanha do IFCE", comemorou Cláudia.

A iniciativa só foi possível graças ao trabalho dos Neabis que promovem "ações afirmativas sobre africanidades, cultura negra e história do negro no Brasil, pautadas nas leis 10.639 e 11.645 e também nas diretrizes curriculares que normatizam a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos", explicou a professora Tatiana Paz.

Produzida pelos profissionais de comunicação do DCS e dos campi de Boa Viagem (Luciana Gomes) e de Canindé (Ítalo Costa), a campanha será exibida na TV IFCE (canal do Youtube), na página do Facebook, com chamadas no Instagram e no Twitter. Além disso, os áudios serão exibidos no IFCE no Ar, programa de radiojornalismo exibido toda quinta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Universitária FM 107,9. Ouça o programa de hoje ao vivo aqui.