Evo Morales recorda discurso de Che Guevara na ONU

Revolucionário pediu respeito à soberania das nações

Che Guevara

O presidente da Bolívia, Evo Morales, recordou hoje a grandeza do revolucionário Ernesto Che Guevara (1928-1967), internacionalista que lutou pela unidade e libertação dos povos do mundo. “Como hoje, em 1964 o irmão Che Guevara deu um excelente discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, representando Cuba e defendendo os povos do mundo do imperialismo”, escreveu ele em sua conta na rede social Twitter. Além disso, acrescentou, Che Guevara “advogou pela coexistência pacífica e se solidarizou com o Vietnã”, motivo pelo qual o qualifica de “imortal”.

Em 11 de dezembro de 1964, Che participou no décimo nono período de sessões da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Na ocasião, vestido com seu uniforme verde-oliva, denunciou a exploração a que eram submetidos alguns povos e reafirmou a solidariedade de Cuba com todos eles, em defesa da soberania plena de cada nação.

E exortou à coexistência pacífica entre os diferentes países, independentemente de suas características econômicas e sociais, para assegurar a paz no mundo. “A coexistência pacífica deve ser exercida entre todos os Estados, independentemente de seu tamanho, das anteriores relações históricas que os uniram e dos problemas que se suscitarem entre alguns deles, em um momento dado”, ressaltou Che em seu discurso.

Ernesto Guevara de la Serna, médico argentino de formação e comandante da Revolução Cubana, é conhecido por seu internacionalismo e pensamento anti-imperialista. Nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosário, Argentina, e em 9 de outubro de 1967 foi assassinado em La Higuera, no sul da província de Vallegrande, na Bolívia.

As informações são da Prensa Latina