A União da Ilha desfilará toda a poesia cearense na Sapucaí

A Escola de Samba União da Ilha do Governador entra em jogo na Sapucaí em 2019 com o poético enredo”A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”.

Uniao da Ilha Ceara - Foto: Divulgação

O samba promete levar ao Sambódromo a terra e a cultura do Ceará na visão dos famosos escritores cearenses Rachel de Queiroz e José de Alencar. O enredo é assinado pelo carnavalesco Severo Luzardo que há 3 anos faz parte da escola. Severo também já assinou o enredo de diversas escolas de 3 cidades do Brasil dando a ele diversos títulos de campeão no carnaval.

Quem são?

Rachel foi uma escritora, jornalista e romancista e entre suas famosas obras está o livro “O quinze” de 1915, onde a também tradutora retrata a seca eminente naquela época em sua cidade. A cearense de Fortaleza também foi a primeira mulher a se eleger para a Academia Brasileira de Letras em 1977. Já José de Alencar foi um escritor, dramaturgo e político. José fez história com sua Trilogia Indianista, que conta com os romances: O Guarani (1857), Iracema (1865)e Ubirajara (1874). Coincidentemente ambos tem ligação parentesca.

História

Fundada em 1953, a escola tomou vida no bairro de Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio. Acontecia um grande show de desfiles no bairro apresentados pelos moradores em pequenos blocos até que se foi decidido a formação de uma escola grande para o local. Em 1960 tem sua primeira aparição no famoso carnaval carioca. Entre seus enredos mais marcantes estão “É hoje” (1982) de Max Lopes e “Festa Profana” (1989) de Ney Ayan. Nos últimos anos a União da Ilha tem se posicionado nas últimas colocações o que já quase ocasionou em um rebaixamento. Para 2019 é esperado uma colocação melhor para a escola que não tem nenhum título no Grupo Especial embora seja uma das favoritas do público.

Confira abaixo o enredo da União da Ilha 2019:

Vixi Maria! A ilha a cantar
Traçando em meus versos a minha alegria
Menina rendeira me ensina a bordar
No céu emoção, no chão simpatia

O Sol
Onde aquece a inspiração é luz
Meu sonho
É vida, vento, brisa à beira mar
Ouvindo poesias de Raquel
Suspiro nas histórias de Alencar
E hoje desfolhando meu cordel
Das lendas que ouvi no Ceará
É doce, é fogo, sabor e prazer
Aroma no ar, plantar e colher
Eu moldei no barro
As recordações que vivi com você

Violeiro toca moda à luz do luar
Sanfoneiro puxa o fole e
Convida a dançar
Vou pedir a Padim Ciço
Abençoe nosso povo
Essa fé vai nos guiar

Chão rachado, meu sertão
Peço a Deus pra alumiar
Terra seca que não seca a esperança
Arretada vocação de te amar
O sal da terra segue o meu destino
Sangue nordestino sempre a me orgulhar
A natureza cantada em meus versos
Traduz a beleza desse meu lugar
Linda morena vestiu-se de amor
Teceu a vida com fios dourados
Eu de chapéu de couro e gibão
Enfeitei o meu coração
E a moda desfilou ao seu lado

Composição: Cap. Barreto / Eli Doutor / Fernando Nicola / Marcelão Da Ilha / Marco Morena / Marinho / Myngal / Roger Linhares