CEE da Reforma da Previdência abre trabalhos com debate em Campinas

 Comissão que irá analisar os impactos da PEC 06/19 tem 180 dias para concluir relatório.

Gustavo Petta - Foto Henrique Brazão

A Comissão Especial de Estudos da Reforma da Previdência na Câmara Municipal de Campinas Laerte Martins Foto Henrique Brazao iniciou na última quinta-feira (28), os seus trabalhos com um debate sobre os impactos do projeto apresentado pelo governo federal ao Congressos. Favorável ao projeto, o economista Laerte Martins, da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) expôs por 20 minutos os principais pontos da Reforma da Previdência. Com o mesmo tempo, o diretor da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (ANAPAR) José Ricardo Sasseron também expôs seu ponto contrário ao projeto.

Ricardo Sasseron - Foto Henrique Brazão“A Câmara montar uma comissão para debater esse tema é elogiável, fundamental pra gente ter ideias que protejam o cidadão brasileiro dessa previdência”, destacou Sasseron.

Além dos dois expositores, também estiveram presentes as centrais sindicais CUT, Intersidical, CTB e UGT, ACIC e da universidade Mackenzie. O público presente representando associações de moradores, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais também pode fazer pergunta e expôr sua opinião sobre a reforma.

O economista da ACIC elogiou o debate e disse que “a comunidade, em sua maioria, acha realmente a necessidade da reforma. A forma como ela é feita é questionável e é aí que chegamos a conclusão que essa reforma que está lá em cima teve uma falha: não discutiu com a sociedade o caminho a seguir”.

O presidente da comissão, vereador Gustavo Petta (PCdoB), classificou o debate como positivo “começamos a Comissão ouvindo os dois lados, ouvindo os trabalhadores, os empregadores e a população. Agora, vamos realizar debates e discussões pontuais e temáticos para ver como a Reforma irá afetar os profissionais da Educação, por exemplo, e outros setores”.

A Comissão, que tem como membros os vereadores Fernando Mendes (PRB), Paulo Haddad (Cidadania) e Mariana Conti (PSOL), tem 180 dias para elaborar um relatório que será feito pelo vereador Carlão do PT.